Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de deslegitimação e policiamento online de manifestantes durante a pandemia na Polônia

RESUMO

Introdução:

Identifico estratégias de deslegitimação que ilustram uma série de atitudes da Polícia polonesa em relação a indivíduos que resistem ao governo e desafiam a legitimidade do Estado.

Materiais e métodos:

A pesquisa está embutida nas teorias de macroestratégias de deslegitimação, microestratégias de banimento, e se baseia em análise qualitativa intertextual das declarações policiais para explicar como a polícia respondeu à contestação social e moldou suas relações com os manifestantes durante a pandemia. O estudo abrange pesquisa em sites oficiais, declarações para a emissora pública TVP Info, e tuítes divulgados pela Sede da Polícia Policial Polonesa e pela Sede da Polícia de Varsóvia.

Resultados:

No nível da macroestratégia, a pesquisa ilumina a dimensão online do processo de disciplinamento dos manifestantes, além do policiamento dos protestos baseado em expulsões. Esses são os recursos predominantes de deslegitimação da causa. Argumenta-se que seu uso se baseou na categorização dos manifestantes como violadores tanto da lei como de normas sociais. Por sua vez, a principal microestratégia foi a criminalização da referência à lei sobre a COVID. As estratégias de deslegitimação revelaram a natureza das justificações morais para as posturas negativas em relação aos manifestantes, bem como as ameaças de e o uso efetivo da força. Elas também permitiram que a polícia se legitimasse aos olhos do público e assentasse seu papel como protetora da vida humana, da saúde, da propriedade, da segurança pública e da ordem.

Discussão:

A aceitação e aplicação incondicional da lei inconstitucional estabelecida pelo governo revelou o preconceito político da polícia. A deslegitimação dos participantes dos protestos antigovernamentais e a aceitação ativa e inquestionável das manifestações pró-governo confirmaram sua parcialidade política.

Palavras-chave
polícia polonesa; estratégias de deslegitimação; democracia militante; política contenciosa; policiamento de protestos

Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com