Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

A Revista de Sociologia e Política tem por objetivos divulgar e debater pesquisas (recém-concluídas ou em curso) sobre a política, a partir dos mais variados enfoques teóricos e empíricos. Ela pretende ser um órgão plural dos pontos de vista teórico e metodológico, ao mesmo tempo que interdisciplinar – ou, pelo menos, aberta às contribuições que as várias disciplinas possam dar para a compreensão do fenômeno político – e rigorosa cientificamente (especialmente por meio do sistema de peer review). Na junção do pluralismo teórico-metodológico com a interdisciplinaridade, o que nos interessa é manter sempre o diálogo entre uma teorização elaborada e uma pesquisa empírica bem conduzida, evitando os vícios intelectuais opostos do "idealismo" e (com perdão do estrangeirismo) do "empiricismo".

Em termos editoriais, a Revista de Sociologia e Política tem procurado a cada número publicar, além das contribuições de autores de línguas portuguesa ou espanhola, pelo menos uma tradução de autores anglófonos ou francófonos. Assim, nos últimos números tivemos os seguintes resultados:

– n. 23 (2004): Terence Ball: Aonde vai a teoria política?

– n. 24 (2005): Jonathan Rodden: Federalismo e descentralização em perspectiva comparada: sobre significados e medidas

– n. 25 (2005): Chantal Mouffe: Por um modelo agonístico de democracia

– n. 26 (2006): dossiê "Pierre Bourdieu no campo", com seis traduções

No presente número temos também uma tradução; trata-se do artigo de Volker Schmidt, da Universidade Nacional de Cingapura, Múltiplas modernidades ou variedades da modernidade?. Da mesma forma, já programamos traduções para os próximos números da RSP, com contribuições inéditas ou clássicas para a Sociologia Política.

Por fim, cabe mencionar: a preocupação com a qualidade acadêmica e científica da RSP valeu-nos o convite para integrar a base de dados do Portal Quórum de Revistas Iberoamericanas (http://www.portalquorum.org/) da Universidade de Alcalá, na Espanha.

* * *

O presente número da RSP é dedicado ao dossiê "Empresariado, economia e política", organizado pelo Editor-Chefe da Revista, Paulo Roberto Neves Costa, e conta com sete contribuições para uma área de pesquisa que se tem renovado nos últimos anos.

Na seção de artigos, além da já citada tradução, apresentamos textos a respeito de Sociologia do Direito; Cultura Política e associativismo e recrutamento de elites.

Por fim, alguns comentários sobre a seção de resenhas. Por vezes consideradas textos secundários, as resenhas, quando bem elaboradas, são ensaios bibliográficos e fazem às vezes o papel de "estado da arte" e mesmo de ensaios teóricos. As resenhas ora publicadas têm essa excelência científica; tratando da produção bibliográfica recente sobre a intelectualidade católica no Brasil; sobre a reforma política brasileira e, finalmente, sobre historiografia e Teoria das Elites, são textos densos, com extensões que variam entre sete e 13 páginas.

* * *

A Revista de Sociologia e Política conta com os patrocínios do Programa de Apoio a Periódicos da Universidade Federal do Paraná e do curso de Especialização em Sociologia Política do Departamento de Ciências Sociais da mesma instituição, aos quais expressamos os nossos sinceros agradecimentos.

Editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Maio 2008
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com