Acessibilidade / Reportar erro

Por que os partidos políticos não importam e importam nas eleições do governo local na Indonésia: O caso da Cidade de Manado

RESUMO

Introdução:

Apesar da descentralização atribuir crescentes poderes de tomada de decisão aos governos subnacionais em toda a Ásia, o assunto das eleições locais não recebeu nem de longe a atenção acadêmica concedida às eleições nacionais. Este artigo tem como objetivo contribuir para preencher esta lacuna na literatura sobre a dinâmica das eleições locais, examinando as eleições executivas locais de 2010 na Indonésia, através do estudo de caso detalhado da Cidade de Manado.

Materiais e Métodos:

Este artigo usou uma combinação de metodologias quantitativas e qualitativas para um estudo de caso da eleição do governo local de Manado em 2010. Esses métodos incluem observação direta realizada durante a eleição em 2010, revisão de artigos e livros relevantes da mídia, coleta de estatísticas de organizações governamentais relevantes e entrevistas. Este último compreendeu o aspecto mais importante e inovador da pesquisa. As entrevistas foram de dois tipos, Primeiro, houve uma pesquisa quantitativa com 100 entrevistados selecionados usando questionário com 22 perguntas fechadas. Segundo, houve entrevistas semiestruturadas com os líderes locais dos partidos políticos, os chefes das equipes de campanha, os candidatos, os membros da organização eleitoral local, os representantes das ONGs, o pessoal da mídia de massa e as organizações de pesquisa que monitoraram a eleição. Os dados quantitativos foram explorados com o auxílio de um programa de aplicação em computador (SPSS), enquanto os dados qualitativos foram analisados por meio de uma abordagem temática. Embora a coleta e análise qualitativa de dados tenham sido dominantes, a metodologia quantitativa ainda era importante neste artigo.

Resultados:

Este artigo encontrou uma situação paradoxal em que os partidos políticos não importaram e importaram. A situação em que eles não importaram foi apoiada por evidências mostrando que os eleitores escolheram candidatos com base em suas personalidades, comportamentos e programas, em vez de na lealdade do partido. Na situação contrária, no caso em que os partidos realmente importavam, isso derivou das habilidades organizacionais superiores dos partidos na execução de campanhas eleitorais bem-sucedidas e no alinhamento com os candidatos com maior probabilidade de vitória.

Discussão:

Este artigo foi um acréscimo valioso para explicar as atividades dos partidos políticos em nível local no contexto da descentralização. A implicação desta pesquisa é que, embora os eleitores não tenham escolhido os partidos políticos, eles foram altamente significativos na determinação do resultado das eleições para o governo local na cidade de Manado. Portanto, é útil para pesquisas futuras considerar mais de perto o papel dos partidos políticos nas eleições locais.

Palavras-chave
descentralização; países em desenvolvimento; Indonésia; eleição local; partidos políticos

Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com