Acessibilidade / Reportar erro

Valores e atitudes dos estudantes de Economia em Portugal

RESUMO

Introdução:

Vários estudos sobre os valores e atitudes dos estudantes de Economia têm notado sua maior inclinação para o parasitismo (free riding) e para a regulação pelo mercado. Estes traços são sempre válidos? Eles coexistem com outros aspectos sociologicamente relevantes?

Materiais e Métodos:

Foi realizado um survey em Lisboa (Portugal) em 2016 com estudantes de Economia. Foram pesquisadas, além da visão econômica, a autopercepção desses indivíduos no espectro esquerda-direita e o interesse pela política. Os resultados desse inquérito foram comparados com pesquisas anteriores sobre outros três grupos sociais (cidadãos jovens, cidadãos idosos e outros estudantes). Os dados foram analisados estatisticamente por testes de correlação e análise fatorial.

Resultados:

A pesquisa revelou uma tendência para uma autopercepção de direita e um interesse acrescido pela política por parte desses estudantes portugueses. Entretanto, essas características foram atenuadas, pois os estudantes de economia convergem com os valores dos outros grupos, em especial os “jovens adultos” e os “adultos idosos”. Genericamente, grupos mais inclinados ao parasitismo são também mais pró-mercado e de direita e mais interessados na política. Os resultados indicam a existência de outros componentes atitudinais consideravelmente diferentes, um deles correspondendo às variáveis utilizadas com o propósito de mensurar o “free riding” e um componente oposto que podemos chamar genericamente de “open-mindedness”.

Discussão:

No conjunto, os resultados sugerem uma influência considerável da Economia no enquadramento mental desses estudantes. As evidências parecem sinalizar uma influência cultural difusa, correspondente a uma versão simplificada e conceitualmente empobrecida da disciplina.

Palavras-chave
estudantes; ideologia esquerda e direita; interesse pela política; regulação do mercado; survey

Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com