Acessibilidade / Reportar erro

Acidentes do trabalho em estudantes do ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo

OBJETIVOS: Estimar a prevalência de acidentes de trabalho entre estudantes adolescentes em área urbana e identificar os fatores de risco de ocorrência dos acidentes de trabalho. MÉTODOS: Um estudo transversal foi conduzido nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, das cidades de Santo Antonio do Pinhal e Monteiro Lobato, Estado de São Paulo. Foi realizada uma amostra probabilística estratificada em duas escolas públicas de ensino médio de cada uma das duas cidades pesquisadas. O total da população pesquisada foi de 781 estudantes, de 11 a 19 anos de idade. Os estudantes responderam um questionário sobre condições de vida e trabalho, incluindo as características dos acidentes de trabalho ocorridos e problemas de saúde. Foram estimados os fatores de riscos para a ocorrência de acidentes no trabalho, do passado e do presente, usando modelos de regressão logística múltipla. RESULTADOS: Dos 781 estudantes que participaram da pesquisa, 604 relataram ter experiência de trabalho. Destes, 47% relataram já ter sofrido acidentes. Entre aqueles que, no período de coleta de dados, estavam trabalhando (n=555), 38% afirmaram ter sofrido acidentes no posto que ocupavam naquele momento. Os fatores de risco para a ocorrência de acidentes de trabalho, que apresentaram razão de chances acima de 2,0, foram: estudar no período vespertino, exercer funções de empregado(a) doméstico(a), garçom ou oleiro, e trabalhar com objetos e máquinas perigosas. CONCLUSÕES: Os resultados mostram a necessidade de restringir o trabalho de adolescentes, dando apoio às comunidades na implementação de programas de desenvolvimento social.

Acidentes de trabalho; Adolescência; Estudantes; Trabalho de menores; Prevalência; Fatores de risco; Área rural


Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br