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Qualidade da relação da equipe de saúde com pacientes hospitalizados, Cidade do México

OBJETIVO: Analisar a qualidade da relação da equipe de saúde com os pacientes hospitalizados. MÉTODOS: Estudo qualitativo realizado de fevereiro a julho de 2005, na Cidade do México. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 40 pacientes em internação prolongada. As categorias de análise para explorar a percepção de trato entre os informantes foram as seguintes: atitudes e ações do pessoal médico e de enfermaria, comunicação efetiva, grau de conhecimento do paciente e/ou familiares sobre o diagnóstico, tratamento clínico, evolução do agravo. RESULTADOS: Em geral, observou-se um alto grau de satisfação com a atenção médica. Entretanto, os pacientes hospitalizados perceberam como inadequado o trato cotidiano (não-clínico) realizado pelo pessoal médico e de enfermagem do hospital, relacionado à falta de confiança para solicitar informação sobre sua enfermidade. O uso excessivo de termos técnicos por parte do prestador de serviços reforçou esta percepção de trato inadequado. CONCLUSÕES: A percepção do trato inadequado pelo pessoal de saúde foi de âmbito técnico, mostrando que a efetividade clínica não significa uma plena qualidade de atenção e que é necessário incorporar as necessidades e expectativas de trato não-clínico dos pacientes à eficiência técnica e científica.

Qualidade da Assistência à Saúde; Relações Profissional-Paciente; Pessoal de Saúde; Serviços de Saúde; Entrevista; Relações Médico-Paciente; Pesquisa Qualitativa


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