Acessibilidade / Reportar erro

RESUMOS DE LIVROS/BOOK REVIEWS

Oswaldo Paulo Forattini

Departamento de Epidemiologia - FSP/USP

Clinical epidemiology: a basic science for clinical medicine, by D.L. Sackett, R.B. Haynes & P. Tugwell. Boston, Little, Brown & Co., 1985. 370 p.

Os autores partem da convicção de que a atuação clínica implica a particularização para o paciente, de experiência previamente adquirida com grupos de pacientes semelhantes. Assim sendo, a prática clínica racional requer a projeção dos dados diagnósticos, dos prognósticos e das respostas terapêuticas de um grupo de pacientes para o terreno individual. Como resultado, as estratégias epidemiológicas e bioestatísticas utilizadas para o conjunto serão úteis para a clínica. Com esse objetivo, o livro pretende sumariar esses conhecimentos.

A obra é dividida em três partes e o conteúdo é exposto ao longo de 14 capítulos. Os cinco primeiros são dedicados aos problemas dos diagnósticos, os quatro seguintes ao tratamento e os restantes formam, em conjunto, a última parte. Esta é dedicada à atualização dos conhecimentos e talvez seja a parte mais original em livro dessa natureza. Com efeito, o primeiro desses capítulos trata de como revisar sua própria capacidade e desempenho. Seguem-se dois outros capítulos dedicados a como usar uma biblioteca e como ler um periódico clínico. Finalmente, os dois últimos são dedicados a como montar sua própria biblioteca e como continuar sua educação médica.

Escrito em linguagem simples, e um tanto jornalística, o texto aborda os temas de maneira bastante completa embora não muito profunda. Não foge à tentação das fórmulas mágicas para o sucesso, tão a gosto das sociedades intracompetitivas do Hemisfério Norte e características dos países assim ditos desenvolvidos.

Sem dúvida o livro é útil, de leitura agradável que se recomenda a quem desejar realizar incursões em campos novos da clínica médica.

Arnaldo A. Franco de Siqueira

Departamento de Saúde Materno-lnfantil - FSP/USP

Psychology and gynaecological problems; edited by A. Broome and L. Wallace. London, Tavistock Publications. 1984. 300 p.

O livro trata das estreitas relações entre problemas psicológicos e ginecológicos. Nesse contexto, os problemas ginecológicos, seja conceptualizados em termos de uma doença do trato genital ou como uma intervenção médica ou cirúrgica para o seu tratamento, podem ter específicas e, às vezes, sérias implicações psicológicas para as mulheres.

Assim, temas como esterilização, prática cada vez mais difundida, e seus efeitos sobre o casamento, suas conseqüências psiquiátricas, a satisfação e/ou o arrependimento sobre a sua realização, são abordados com muita propriedade por especialistas, britânicos e holandeses, das áreas da psicologia e da ginecologia. Ao abordar temas como "aspectos psicossociais da contracepção" "terminação da gravidez", pode ser de grande utilidade em Saúde Pública, especialmente na área, atualmente muito discutida, da Saúde da Mulher.

Midori Ishii

Departamento de Nutrição FSP/USP

Nutrition: principles and application in health promotion; by Carol Jean West Suitor and Merrily Forbes Crowley, Philadelphia, J. B. Lippincott, 1984. 651 p.

Este é um compêndio em 2a edição, informativo sobre as múltiplas facetas das diferentes áreas de nutrição humana, a princípio, dirigido ao profissional de enfermagem.

O enfoque do livro é sobre o papel fundamental de nutrição na promoção da saúde, na prevenção da doença e na recuperação da saúde após a doença e ao dano. Está apresentado de modo extremamente didático, em quatro partes básicas: Parte I – Promoção normal de nutrição; Parte II – Relacionamento de nutrição à estrutura corpórea e função; Parte III – Assistência na promoção nutricional; e Parte IV – Intervenção nutricional para grupos populacionais de risco.

Uma vez que a assistência está centrada em instrumentar os problemas de prevenção relacionada com nutrição, este livro também será de grande utilidade para todos os outros profissionais que visam à melhoria da saúde e assim poder agir, efetivamente, em suas áreas de competência, na solução de minimizar o problema nutricional que se apresenta cada vez mais crescente.

Arnaldo A. Franco de Siqueira

Departamento de Saúde Materno-Infantil - FSP/USP

Pratical mother and child health in developing countries; by G.J. Ebrahim. London, Macmillan Press, 1978. 130 p.

Este livro faz parte de uma série de Manuais elaborados para treinamento e para aprimorar a prática de médicos, enfermeiras e pessoal auxiliar de saúde envolvidos na assistência direta à população, freqüentemente em pequenos centros de saúde rurais.

Pratical Mohter and Child Health in Developing Countries é, no dizer de seu autor, G.J. Ebrahim, dirigido para a enfermeira de Saúde Pública no Centro de Saúde Rural, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência materno-infantil no Terceiro Mundo.

Aborda muito bem a Assistência Pré-Natal, desde a visita domiciliar, entrevista, exame, referência ao hospital, imunização, nutrição da gestante, bem como o parto e os cuidados ao recém-nascido. Apresenta um capítulo sobre aleitamento natural, outros sobre crescimento e desenvolvimento, desmame. Dá ênfase às clínicas de menores de 5 anos, à imunização e alimentação da criança. Discorre sobre centros de recuperação nutricional, assistência ao pré-escolar, saúde escolar, participação comunitária em programas de saúde, prevenção de doenças, reabilitação de incapacidades e, finalmente, aborda o espaçamento entre filhos. Como se vê, a maioria dos temas mais importantes da Saúde Materno-Infatil são abordados numa linguagem clara, tornando a leitura muito interessante. Recomendável para todos os profissionais envolvidos na assistência à saúde da população.

Lourdes de Freitas Carvalho

Projeto Integração Docente Assistencial de Itapecerica da Serra - FSP/USP

O hospital e a visão administrativa contemporânea; coordenado por Ernesto Lima Gonçalves. São Paulo, Pioneira, 1983. 282 p.

O livro, sob a coordenação de Ernesto Lima Gonçalves, consta de uma série de capítulos elaborados por diversos especialistas de renome em administração de serviços de saúde no Estado de São Paulo.

O capítulo Aspectos Administrativos Gerais abrange temas relacionados às funções do hospital moderno, aos sistemas médicos, técnicos e administrativos do hospital moderno e aos requisitos básicos no planejamento hospitalar.

O capítulo Administração de Recursos no Hospital abrange temas específicos de recursos humanos, financeiros e materiais.

Finalmente, o capítulo Processamento de Dados no Hospital, inédito na literatura nacional, refere-se à informática, computação e sistemas de saúde, conceitos básicos de processamento de dados para profissionais da área da saúde, problemas humanos e organizacionais no desenvolvimento do sistema de saúde e aplicações do processamento de dados na administração do hospital, na prática clínica e na pesquisa biomédica.

Particlularmente neste último ítem é que o livro se mostra de um enorme interesse, pois praticamente nada tem sido escrito no Brasil, sobre a importância da computação nas áreas administrativas, clínicas e de pesquisa no hospital.

Sabe-se da importância do prontuário médico e dos problemas advindos com o seu arquivamento, pois com os avanços da tecnologia em saúde, cada vez mais se tornam eles volumosos e ocupando mais espaço físico na instituição.

E o que não se dizer da Auditoria Profissional, ainda tão pouco conhecida e aceita nos hospitais. Ela permite a comparação de dados de produção em seus aspectos quantitativos e qualitativos, de forma sistemática, visando a avaliação contínua do processo de atendimento e de seus resultados finais. Daí a sua importância.

Pelos motivos acima apontados, julgamos a obra de grande utilidade para o administrador hospitalar brasileiro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Jun 2005
  • Data do Fascículo
    Abr 1986
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br