Acessibilidade / Reportar erro

Correlação espacial da covid-19 com leitos de unidades de terapia intensiva no Paraná

RESUMO

OBJETIVO

Analisar a correlação espacial entre os casos confirmados de covid-19 com os leitos de unidades de terapia intensiva exclusivos para a doença nos municípios do Paraná.

MÉTODO

Trata-se de um estudo epidemiológico, do tipo ecológico que utilizou dados do Informe Epidemiológico fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná sobre os casos confirmados de covid-19, no período de 12 de março de 2020 a 18 de janeiro de 2021. A quantidade de leitos de terapia intensiva exclusivos para covid-19 de cada município paranaense foi obtida pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde disponibilizado online pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A variável leito de terapia intensiva foi analisada pelo Índice Bivariado de Moran (local e global). Para a identificação de áreas críticas e de transição utilizou-se o LISA Map. Para avaliar a correlação espacial foi utilizado o Índice Bivariado de Moran, considerando o nível de significância de 5%.

RESULTADOS

No período analisado foram confirmados 499.777 casos de covid-19 no Paraná e identificados 1.029 leitos de terapia intensiva exclusivos para a doença entre os municípios do estado. Foi identificado autocorrelação espacial positiva entre os casos confirmados de covid-19 (0,404–p ≤ 0,001) com os leitos de terapia intensiva exclusivos para a doença (0,085–p ≤ 0,001) e disparidades entre as regiões do Paraná.

CONCLUSÃO

A análise espacial permitiu confirmar a relação entre os casos confirmados de covid-19 e a distribuição de leitos de terapia intensiva exclusivos para a doença no Paraná e possibilitou identificar áreas prioritárias de atenção no estado, relacionadas à disseminação e controle da doença.

COVID-19, complicações; Unidades de Terapia Intensiva, provisão & distribuição; Análise Espacial; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Estudos Ecológicos

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br