Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da condição dentária na qualidade de vida de indivíduos em situação de rua

RESUMO

OBJETIVO:

Descrever a prevalência do impacto da saúde bucal na qualidade de vida e sua associação com a condição dentária e fatores sociodemográficos de indivíduos em situação de rua.

MÉTODOS:

A amostra foi composta por 116 indivíduos adultos, atendidos temporariamente por uma instituição pública no município de Goiânia, GO. Foram realizadas entrevistas incluindo o instrumento Impacto Bucal no Desempenho Diário e aspectos sociodemográficos. Exames clínicos foram feitos por uma examinadora calibrada, utilizando critérios da Organização Mundial de Saúde. Foram avaliados cárie dentária (índice CPOD) e uso ou necessidade de uso de algum tipo de prótese. Na análise estatística dos dados, usamos os testes qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher e a regressão de Poisson com variância robusta.

RESULTADOS:

Do total de participantes, 81,9% tiveram pelo menos um desempenho diário afetado por problemas odontológicos nos seis meses anteriores à pesquisa. As condições dentárias mais prevalentes foram: necessidade de prótese na arcada inferior (76,7%) e na superior (69,0%); cárie não tratada (75,9%); e CPOD alto (57,8%). Na análise bivariada, apenas a variável necessidade de prótese superior foi associada ao impacto (Impacto Bucal no Desempenho Diário alto). No modelo de regressão, ajustando-se por tempo na instituição, idade e sexo, essa associação se manteve significativa (p = 0,015). Os indivíduos sem necessidade de prótese superior tiveram prevalência de alto impacto no desempenho diário 55% menor do que aqueles com necessidade desse tipo de prótese (p = 0,018).

CONCLUSÕES:

A prevalência de impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos indivíduos em situação de rua foi alta e superior à verificada na população brasileira em geral. O impacto foi associado à necessidade de prótese superior, independente das características sociodemográficas dos indivíduos.

DESCRITORES:
Pessoas em Situação de Rua; Saúde Bucal; Perfil de Impacto da Doença; Vulnerabilidade em Saúde; Qualidade de Vida

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br