Acessibilidade / Reportar erro

MÁRIO DE ANDRADE, SUAS CARTAS E NÓS: UMA DOENÇA QUE NÃO EXISTE MAIS E A DOENÇA DOS NOSSOS DIAS1 1 Este artigo incorpora e reelabora o texto publicado em 4 de maio de 2020 no Blog da Biblioteca Virtual do Pensamento Social, com o título “Mário de Andrade, suas cartas e nós: uma doença que não existe mais e uma doença dos nossos dias” e o trabalho “A doença nervosa de Mário de Andrade: neurastenia e identidade”, que apresentei no XXVII Simpósio Nacional de História, realizado em Natal, em julho de 2013. Agradeço ao CNPq, que financia minhas atividades de pesquisa mediante uma bolsa de Produtividade em Pesquisa (308139/2019-4) e à Faperj, que, por meio de um Auxílio à Pesquisa Básica (E-26/210.493/2019), aporta recursos ao desenvolvimento da minha pesquisa sobre ciência e pensamento social no Brasil.

MÁRIO DE ANDRADE, HIS LETTERS AND US: A DISEASE THAT NO LONGER EXISTS AND THE DISEASE OF OUR TIMES

Resumo

Aborda a identificação de Mário de Andrade (1893-1945) com o diagnóstico médico da “neurastenia” e argumenta que o escritor afirmou sua “vontade forte” ao se reconhecer portador de “nervos fracos”, a principal característica dessa doença. O médico norte-americano Geoge M. Beard (1839-1883) que, em 1869, formulou o diagnóstico de neurastenia, atribuiu sua ocorrência aos tempos modernos e ao excesso de estímulos nervosos nas grandes cidades. A partir dessa reflexão histórica, ensaio uma conexão entre a experiência existencial de Mário de Andrade e a nossa experiência diante de uma doença nova, a Covid-19, fortemente conectada ao capitalismo globalizado e à devastação ambiental e que, se não é uma doença de ordem psiquiátrica, provoca desafios a nossa estabilidade emocional. Assim como Mário foi um exímio escritor de cartas, o texto salienta a importância dos meios contemporâneos de comunicação para a manutenção de laços de sociabilidade e de amizade em tempos difíceis.

Palavras-chave
Neurastenia; Covid-19; Mário de Andrade; identidade; doença

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com