Acessibilidade / Reportar erro

DIÁLOGOS COM DANIEL MILLER NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DAS PESQUISAS DO GP CONSUMO E CULTURAS DIGITAIS

Resumo

O artigo reflete as práticas de investigação do grupo de pesquisa Consumo e Culturas Digitais (UFSM/CNPq) tendo em vista o legado teórico de Daniel Miller a respeito do consumo e da cultura material em interface com os estudos do campo da comunicação e, em especial, das culturas digitais. Mediante a apreciação crítica de quatro teses e seis dissertações, demonstramos como temos realizado diálogos com a antropologia digital por meio da tessitura de diferentes pesquisas de campo que animam e propõem desafios à pesquisa empírica. Nossa filiação à linhagem etnográfica de Miller nos faz perseguir o argumento de que as práticas cotidianas de consumo da internet, das mídias sociais e de dispositivos móveis podem ser entendidas enquanto gêneros culturais que se elaboram na experiência vivida e nos contextos particulares em que as mídias digitais são utilizadas.

Palavras-chave:
Consumo; cultura material; etnografia; internet; mídias digitais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com