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ENTRE O ESPÍRITO E A LETRA: A TEORIA DURKHEIMIANA NA SOCIOLOGIA CULTURAL DE JEFFREY ALEXANDER

Resumo

A obra de Émile Durkheim é a pedra angular na arquitetônica da sociologia cultural de Jeffrey Alexander, a ponto de ser virtualmente impossível discernir com precisão em qual ponto termina o movimento de interpretação e começa a construção de uma nova teoria. Neste artigo, mostro os pontos nodais da leitura de Alexander da obra de Durkheim, discutindo como determinados conceitos e argumentos foram cuidadosamente pinçados para estabelecer as bases do programa forte em sociologia cultural, inclusive da “virada performativa”. Ao fazê-lo, saliento virtudes e fragilidades dessa leitura, mostrando existir uma importante expressão de seu “espírito”, mesmo quando não há fidelidade à “letra”. Em suma, Alexander opera, em relação a Durkheim, uma tradução capaz de atualizar suas potencialidades, purgando-o de suas premissas positivistas e tornando-o mais apto à compreensão do mundo social entendido enquanto teia de significados socialmente criados e partilhados.

Palavras-chave:
Émile Durkheim; Jeffrey Alexander; sociologia cultural; virada performativa; sociologia clássica

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