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A CASA DAS MINAS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO E A SAGA DE NÃ AGONTIMÉ1 1 Mundicarmo Ferretti, com quem conversei diversas vezes por telefone, enviou-me material precioso para a redação deste trabalho. Ao longo do percurso, as conversas com Yvonne Maggie, Vagner Silva, Joana Corrêa, Mariza Soares, Alberto da Costa e Silva e Wilmara Figueiredo foram não só prazerosas como decisivas para a direção do argumento que desenvolvo. Peter Fry e André Botelho contribuíram com leitura atenta e generosa. A todos, e aos pareceristas deste artigo, meu obrigada.

THE CASA DAS MINAS OF SÃO LUÍS DO MARANHÃO AND THE SAGA OF NÃ AGONTIMÉ

Resumo

A Casa das Minas de São Luís é considerada o mais antigo centro religioso de procedência africana de que se tem notícia no Maranhão. Fundado provavelmente nas primeiras décadas do século XIX, serviu de modelo para outros centros no Norte do Brasil. Tomando por referência os trabalhos de Sergio Ferretti, o artigo apresenta as pesquisas dos anos 1940 que estabeleceram a singularidade da origem daomeana da Casa das Minas e examina as diferentes narrativas, em especial aquela formulada por Pierre Verger em 1953, que buscaram dar conta de sua fundação. Denominei saga de Nã Agontimé esse conjunto de narrativas que contextualizo, então, com base em trabalhos mais recentes sobre o tráfico negreiro atlântico. O artigo argumenta que tais narrativas, situadas na confluência entre mito e história, expressam de modo notável a força simbólica da ideia de origem nos estudos socioantropológicos das religiões afro-brasileiras.

Palavras-chave
Casa das Minas; Sergio Ferretti; mito e história; narrativas de origem; São Luís do Maranhão

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