Acessibilidade / Reportar erro

Material Culture and Mass Consumption: Considerações sobre o Impacto da obra de Daniel Miller no Brasil

Resumo

Este artigo introduz o número especial sobre o impacto do livro Material culture and mass consumption, de Daniel Miller, para o debate interdisciplinar das ciências sociais no Brasil. Nesta Apresentação, nós, as organizadoras, fazemos uma revisão das principais ideias contidas no livro - que nunca foi traduzido para o português - , além de considerar algumas críticas que surgiram nas últimas décadas sobre a obra. Abordamos também a relação da teoria do consumo de Miller e sua larga produção em antropologia digital. Em seguida, numa entrevista com o próprio Miller, discutimos algumas das impressões que temos sobre sua perspectiva teórica e trajetória profissional. Por fim, o texto apresenta os quatro artigos originais que, a partir de dados de pesquisa empírica, discutem a pertinência daquele estudo inicial sobre consumo e cultura material para o atual debate teórico sobre materialidades, mídias sociais e trocas interdisciplinares. Além disso, o artigo também introduz a seção Registros de Pesquisa, em que pesquisadores próximos a Miller escrevem sobre a sua produção teórica, colaborações acadêmicas e parceria profissional.

Palavras-chave:
Cultura material; consumo; mídia digital

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com