Acessibilidade / Reportar erro

MERCADOS E PRAÇAS DE MERCADO: KARL POLANYI E O CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

MARKETS AND MARKET PLACES: KARL POLANYI AND CONTEMPORARY CAPITALISM

Resumo

Explorando as distinções conceituais entre mercado, sistema de mercados formadores de preço e praça de mercado, concebidas por Karl Polanyi, o artigo mostra a pertinência dessas diferenças para a análise do capitalismo contemporâneo, ao focalizar a caracterização e os efeitos específicos de praças de mercado da atualidade. Evoca a contribuição de Polanyi para repensar o conceito de mercado tal como referido na literatura econômica e especificar a historicidade dos mercados, sobretudo do sistema de mercados formadores de preço (equivalente de sistema capitalista), opondo esses conceitos a praças de mercado. Recorre a trabalhos etnográficos e/ou sociológicos, sobre praças de mercado contemporâneas, verificando que elas existem nas configurações atuais das trocas mercantis e podem criar valor simbólico e material, estando na origem de processos de diferenciação social, intensificados, por exemplo, no caso das plataformas digitais.

Palavras-chave:
Mercado, praça de mercado; sistema de mercados; institucionalização; Karl Polanyi, salões de exposição, plataformas digitais.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com