Acessibilidade / Reportar erro

A VERTIGEM DO MOVIMENTO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ETNOMUSICOLOGIA* * Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., no âmbito do projeto UIDB/00472/2020.

THE VERTIGO OF MOVEMENT AND THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN ETHNOMUSICOLOGY

Resumo

Este texto procura oferecer uma viagem pelas diferentes condições de movimento a que estamos expostos e expostas enquanto representantes de um domínio de estudo que (ainda) designamos por etnomusicologia. O texto baseia-se nos conceitos de movência (teorizado por Paul Zumthor) e de movimento (associado à proposta de desclassificação do conhecimento de António García Gutiérrez) para pensar a itinerância, o trânsito e a mobilidade enquanto instâncias constituintes: 1) de todos os fenómenos de interesse etnomusicológico; 2) do posicionamento teórico da disciplina; 3) das suas opções metodológicas; e 4) do modo como etnomusicólogos e etnomusicólogas têm vindo a adotar práticas de investigação partilhada no sentido de uma etnomusicologia progressista. Advogo que esta condição de movimento da etnomusicologia se entrelaça com o seu universo de estudo (música e som) e inscreve uma portabilidade intrínseca, importantes ações de agencialidade e uma condição de permeabilidade capazes de transformar o conhecimento numa força heurística de reedificação disciplinar.

Palavras-chave:
Etnomusicologia; Desclassificação; Movência; Conhecimento disciplinar; Práticas de investigação partilhada

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com