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Sociologia & Antropologia, Volume: 5, Número: 1, Publicado: 2015
  • SIMMEL HOJE: ENTREVISTA COM OLLI PYYHTINEN Artigos

    Waizbort, Leopoldo

    Resumo em Português:

    Resumo Nesta entrevista, o jovem sociólogo finlândes Olli Pyyhtinen, autor de um importante e recente livro sobre Georg Simmel (Simmel and "the social"), explica o que julga central na sociologia e no pensamento de Simmel, assim como alguns de seus limites e desafios para a sociologia contemporânea. Destaca-se aqui o relacionismo radical de Simmel. Discute a questão da dádiva, tal como pensada por Mauss e outros, e a dinâmica que a estabelece e, ao mesmo tempo, a anula. Por fim, indica alguns elementos de sua pesquisa corrente sobre o lixo como índice de abundância e de sua relação com a distribuição da riqueza no mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this interview, the young Finn sociologist Olli Pyyhtinen, author of an important and recent book on Georg Simmel (Simmel and "the social" ), explains what he believes to be central in Simmel's sociology and thinking, as well as some of its limitations and challenges for contemporary sociology. His perspective highlights Simmel's radical relationism. He also discusses the problem of the gift, as proposed by Mauss and others, and the dynamics that at the same time establishes and denies it. Finally, he indicates some elements of his current research on garbage as an index of abundance in contemporary society and its relation to the distribution of wealth in the world.
  • REVISITANDO GEORG SIMMEL Artigos

    Levine, Donald

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo revê cinco das maneiras mais recorrentes por meio das quais diversos sociólogos apreenderam e representaram a obra de Georg Simmel e delas se derivam e se elaboram argumentos e contra-argumentos que abordam os ensinamentos fundamentais dessa obra. São elas: a visão Simmel como um esteta, como inconsequente, como um teórico inconstante, como metafísico e fenomenólogo, e como um teórico latente. Esse debate de ideias apresentado na forma de contrapontos culmina na proposta de uma sexta maneira de apreender Georg Simmel - Simmel como teórico evolucionário, a qual ilumina mudanças importantes na perspectiva de Simmel em seus últimos anos. Tais mudanças, bem como a leitura compreensiva do conjunto de sua obra, podem nos oferecer pontos de partida para novos tipos de investigação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reviews five of the most common ways in which sociologists have apprehended and represented George Simmel's oeuvre and from which an argument about his fundamental lessons are derived and elaborated. These are they: the standpoint of Simmel as aesthete, as inconsequent, as an inconstant theorist, as metaphysician and phenomenologist, and as a latent theorist. Presented in the form of counterpoints, this debate culminates in the proposal of a sixth way to apprehend Georg Simmel which illuminates major shifts in his late years' outlook - Simmel as an evolutionary theorist. Such shifts, as well as a comprehensive reading of his oeuvre, can provide points of departure for new kinds of investigation.
  • COMO GEORG SIMMEL CHEGOU À MODERNIDADE E LHE PERMANECEU FIEL? Artigos

    Rammstedt, Otthein

    Resumo em Português:

    Resumo Como Georg Simmel, o "primeiro sociólogo da modernidade" segundo David Frisby, teve contato e concebeu a modernidade? Acreditamos que isso tenha ocorrido durante a fase em que o autor participou do Naturalismo - um movimento social que teve forte impacto sobre a sociedade e a cultura alemãs. Argumentamos que Simmel foi fortemente influenciado pelo Naturalismo, pois muitos aspectos de suas ideias teóricas e metodológicas dependem diretamente do conceito de modernidade no sentido atribuído pelo Naturalismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How did Georg Simmel, the "first sociologist of modernity" according to David Frisby, get to know and to conceive modernity? We believe that this happened during the phase in which the author participated in Naturalism - a social movement that had a strong impact on German society and culture. We argue that Simmel was strongly influenced by Naturalism, as many aspects of his theoretical and methodological ideas depend directly on the concept of modernity in the sense given to it by Naturalism.
  • A VIA ANALÓGICA NO PENSAMENTO DE GEORG SIMMEL Artigos

    Bárbara, Lenin Bicudo

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, trato do papel do raciocínio analógico no pensamento de Georg Simmel (1858-1918), um dos fundadores da sociologia alemã. Meu objetivo principal aqui é apreender as relações entre o procedimento analógico como recurso cognitivo e o estilo de pensamento a que Simmel adere. Como primeiro passo rumo a isso, recolho os fragmentos da história do conceito de analogia que considero mais relevantes para a recepção da parte de Simmel. Em seguida, proponho um breve mapeamento das ocorrências de analogia que podem ser identificadas naquelas obras de Simmel que mais teriam influenciado a sociologia, a saber: a Philosophie des Geldes (1900) e a Soziologie (1908). Finalmente, ataco a questão quanto ao modo como Simmel manejou suas analogias na sua busca por articular tais projetos intelectuais - visando expor o nexo entre esse recurso e o ideal cognitivo da plasticidade, concebido como princípio orientador dominante do pensamento sociológico e filosófico de Simmel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper I deal with the role of analogical reasoning in the thought of Georg Simmel (1858-1918), one of the founders of German sociology. My main goal here is to grasp the relations between analogy-making as a cognitive resource and the style of thought to which Simmel clings. As a first step towards this, I gather the fragments of the history of the concept of analogy that I consider to be the most relevant to Simmel's reception of it. After that, I put forward a synoptic survey of the instances of analogy that can be identified in those of his works deemed to be the most influential to sociology, viz., his Philosophie des Geldes (1900) and his Soziologie (1908). Finally, I face the question regarding how Simmel handled his analogies as he set out to articulate such intellectual undertakings - aiming to lay bare the connections between this resource and the cognitive ideal of plasticity, conceived as a pervasive guiding principle of Simmel's sociological and philosophical thought.
  • NÃO HÁ ANÁGUAS NA ÁFRICA: EDISON CARNEIRO E AS "LINHAGENS" DA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Articles

    Maggie, Yvonne

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta o folclorista, ensaísta, jornalista e antropólogo Edison Carneiro (1912-1972) e sua posição entre as "linhagens" ou filiações intelectuais no cenário dos estudos sobre os cultos afro-brasileiros. Descreve a vida de Edison Carneiro, sua relação com a antropóloga americana Ruth Landes e sua participação no Movimento Folclórico. Busca-se perceber o seu lugar entre as tendências intelectuais do estudo das religiões afro-brasileiras. Sustenta-se que o autor teve uma posição ambígua em relação à presença da África na constituição das chamadas religiões afro-brasileiras. De um lado, Carneiro se aproxima-se de Ruth Landes, Franklin Frazier, Ruth Benedict, Donald Pierson e Robert Park e, de outro, de Melville Herskovitz, Roger Bastide, Artur Ramos. Seus estudos sobre o candomblé de caboclo expressam essa dupla vinculação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article presents the folklorist, essayist, journalist and anthropologist Edison Carneiro (1912-1972) and situates him among the "lineages" or intellectual affiliations in the context of studies on Afro-Brazilian religious groups. Describing the life of Edison Carneiro, his relationship with American anthropologist Ruth Landes and his participation in the folkloric movement, I look to situate Carneiro among the various intellectual trends found within the study of Afro-Brazilian religions. I argue that the author occupied an ambiguous position in terms of the African presence in the constitution of Afro-Brazilian religions, showing close proximities to Ruth Landes, Franklin Frazier, Ruth Benedict, Donald Pierson and Robert Park on the one hand, and Melville Herskovitz, Roger Bastide and Arthur Ramos on the other. Carneiro's studies of Candomblé de Caboclo express this double bind.
  • GILBERTO FREYRE NO COMANDO DO CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS DO RECIFE: EDUCAÇÃO EM DEBATE (1957 - 1964) Artigos

    Meucci, Simone

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo examinamos as condições de funcionamento do Centro Regional de Estudos Educacionais do Recife, especialmente entre os anos de 1957 e 1964. O Centro do Recife, como ficou conhecido, esteve sob a direção de Gilberto Freyre. Sua análise permite compreender uma nova dimensão, pouco conhecida, da atuação deste intelectual: a coordenação de pesquisas sociológicas e educacionais, a oferta de cursos de formação de professores e a gestão de uma Escola Experimental. Esta análise demonstra que o Centro do Recife foi bastante ativo, favorecido, por um lado, pelas afinidades entre Gilberto Freyre e Anísio Teixeira e por outro, por condições particulares da política internacional, que permitiram recursos para atividades de formação do magistério e pesquisas aplicadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper examines the operating conditions of the Regional Center for Educational Studies of Recife, especially from 1957 to 1964. The Center of Recife, as it became known, was directed by Gilberto Freyre. The analysis stresses a new dimension of Freyre's performance: the coordination of sociological and educational research, the provision of teaching training courses and the management of an Experimental School. It shows that the Center of Recife was very active, favored by the affinities that existed between Gilberto Freyre and Anísio Teixeira and also by particular conditions of international politics, which provided funding for teaching training and applied researches.
  • O "POVO BRASILEIRO" VISTO PELAS ELITES: REPERTÓRIOS E FRONTEIRAS SIMBÓLICAS DA DESIGUALDADE BRASILEIRA Articles

    Silva, Graziella Moraes; López, Matias

    Resumo em Português:

    Resumo Analisamos os repertórios culturais mobilizados pelas elites brasileiras para definirem o "povo". Utilizamos dados de um survey e de entrevistas em profundidade para captar como elites políticas, burocráticas e empresariais no Brasil veem temas relacionados à pobreza e à desigualdade. Nossos dados indicam que as elites reconhecem a pobreza como um problema estrutural que deve ser resolvido pelo Estado, mas ao mesmo tempo se mostram descrentes quanto à sua solução, demonstrando uma visão fatalista sobre o assunto. Argumentamos que esse fatalismo está relacionado à maneira como essas elites definem os pobres, frequentemente generalizados como o "povo brasileiro", visto como pouco organizado, passivo, ignorante e irracional. Argumentamos também que, ao definir os pobres, as elites traçam uma fronteira simbólica entre um setor ativo, que as inclui, e outro passivo, composto pelo povo. O estudo aborda também os efeitos dessas fronteiras simbólicas na desigualdade brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We analyze the cultural repertoires mobilized by elites to describe "Brazilian people." We rely on survey and in-depth interview data to capture how political, bureaucratic and business elites in Brazil frame poverty and inequality. Our data suggest that elites acknowledge poverty as a structural problem for the State to solve, but remain skeptical on the odds of actual solutions, indicating fatalistic perceptions that categorize the Brazilian poor as unorganized, passive, ignorant, and irrational. Moreover, in their definition of the poor, elites draw a symbolic boundary, separating an active sector (which includes the elites) and a passive one (the "people"). The paper also addresses the effects of such symbolic boundaries on the overall picture of Brazilian inequality.
  • OS SOCIÓLOGOS E A PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA NA ARGENTINA Artigos

    Blois, Juan Pedro

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa as relações entre sociologia e pesquisa de mercado e opinião pública na Argentina desde o retorno à democracia. Se essas atividades constituem práticas profissionais nas quais os sociólogos têm atingido uma estendida presença e visibilidade pública (em empresas, órgãos estatais, partidos e organizações políticas), constituem também atividades fortemente tensionadas com o modelo de sociólogo transmitido nos espaços de formação e cursos universitários. Nesse sentido, não é estranho que aqueles sociólogos dedicados aos estudos de mercado e de opinião pública experimentem uma forte crise "vocacional" e mantenham uma relação conflituosa com suas atividades. Fundamentado em um extenso trabalho de campo, este artigo analisa diversas dimensões da prática desses profissionais: formação e trabalho, ingresso na atividade, diferenças entre pesquisa de mercado e estudos de opinião pública, relações com os clientes ou empregadores, e vinculações com as instituições e pares acadêmicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses the relationships between sociology and market and public opinion researches in Argentina since the restoration of democracy. Through these professional practices sociologists have reached an extended public presence and visibility (in enterprises, public sector, political parties, and organizations), but these activities also conflict with the model of sociologist transmitted in the university courses. In that context, sociologists who have studied the market and public opinion have usually experienced a strong "vocational" crisis, developing a conflictive relationship with their occupation. Based in an extensive field work, this article addresses diverse dimensions of their practices: education and jobs, entry in the activity, the differences between market research and opinion studies, their relations with clients and employers, their association with academic institutions and their vision of academic peers.
  • O SABER CARNAVALESCO: CRIAÇÃO, ILUSÃO E TRADIÇÃO NO CARNAVAL CARIOCA Artigos

    Farias, Edson

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto aborda a transmissão de saberes e práticas entre diferentes gerações de carnavalescos. Este ofício se torna fundamental na afirmação do entretenimento como integrante do padrão societário e cultural da modernidade, tal como experimentada na cidade do Rio de Janeiro, nas últimas décadas do século XX e no limiar do presente século. Esse saber relativo à estética barroca dos efeitos e excessos visuais se inscreve na problemática da permanência do que poderíamos denominar de uma diferencialidade funcional. Ao mesmo tempo, observamos como esta diferencialidade repercute a perenidade adquirida por um padrão de conduta artística em meio às alterações de interesses e ideias no desfile das escolas de samba.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text deals with the transmission of knowledge and practices between different generations of carnival artists. This activity occupies a central role in the business of entertainment as part of the social and cultural patterns of modernity as experienced in Rio de Janeiro in the late 20th century and early 21st century. This knowledge relies on baroque aesthetic effects and visual excesses and indicates the permanence of what might be called a functional differentiality. At the same time, we see how all this differentiality affects the continuity of a pattern of artistic conduct that emerges amid the continuous changes of interests and ideas in the parade of samba schools.
  • BOGART EM CASABLANCA: AS FORMAS RELIGIOSAS DA VIDA POLÍTICA Artigos

    SOBRAL, LUÍS FELIPE

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de uma cena de Casablanca (1942), este artigo apresenta uma análise da transformação sofrida pela persona cinematográfica de Humphrey Bogart durante a Segunda Guerra Mundial. Sem abrir mão da mediação dramática entre indiferença e vulnerabilidade que a caracteriza, a persona de Bogart abandona a posição individualista orientada por um rígido código moral e se torna um herói disposto a realizar sacrifícios pessoais em nome de uma causa justificada. Esse percurso analítico é empreendido através de um duplo ponto de vista: por um lado, descreve-se como Hollywood modificou seu paradigma narrativo para se adequar às demandas governamentais para o esforço de guerra; por outro, explica-se como o sentido político do filme se vale da apropriação de uma forma religiosa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From a scene from Casablanca (1942), this article presents an analysis of the transformation undergone by the screen persona of Humphrey Bogart during the Second World War. Without sacrificing the dramatic mediation between indifference and vulnerability that characterizes it, the Bogart persona moves from the individualist position guided by a strict moral code to that of a hero willing to make personal sacrifices on behalf of a good cause. This analytical course is undertaken through a double perspective: on the one hand, it describes how Hollywood changed its narrative paradigm to suit the governmental demands for the war effort; on the other, it explains how the political meaning of the film is supported by the appropriation of a religious form.
  • MACHADO DE ASSIS EM PERSPECTIVA: OS OLHARES DIVERGENTES DE SÍLVIO ROMERO E JOSÉ VERÍSSIMO Artigos

    Aguiar, Maurício Maia

    Resumo em Português:

    Resumo José Veríssimo e Sílvio Romero foram rivais nas mais diversas instâncias: concepção de crítica literária, posição do intelectual e do artista na sociedade brasileira e o papel da polêmica como atuação pública. Essas e outras divergências se evidenciam no retrato esboçado por cada um sobre o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Esses perfis de Machado de Assis, dessa maneira, encarnam projeções intelectuais opostas, e a disputa entre elas visa a estabelecer o modelo de artista nacional e, principalmente, seu papel em face do momento histórico que se desenha de diferentes formas por ambos. A exposição desta divergência nos permite visualizar o ambiente intelectual do período e as interfaces entre as interpretações da "realidade" brasileira com os referenciais éticos e estéticos formulados no período.

    Resumo em Inglês:

    Abstract José Veríssimo and Sílvio Romero were rivals in many different aspects regarding the conception of literary criticism, the position of the intellectual and the artist in Brazilian society and the role of controversy as public acting. These and other disagreements are evident in their portrait of Machado de Assis, the first president of the Brazilian Academy of Letters. These different profiles embody opposite intellectual ideals that dispute the establishment of a national model of the artist and, mainly, its role in the historical moment. It is argued that this disagreement showcases the interfaces between their interpretations of Brazilian reality and the ethical and aesthetic references of their intellectual environment.
  • EVARISTO DE MORAES FILHO: PRODUTO E PRODUTOR DA UNIVERSIDADE Registros De Pesquisa

    Morel, Regina Lúcia de Moraes

    Resumo em Português:

    Resumo Durante 36 anos, Evaristo de Moraes Filho participou ativamente da vida da Universidade do Brasil, hoje UFRJ. Estudante da Faculdade Nacional de Direito entre 1933 e 1937, foi bastante influenciado por professores marxistas. Em tempos de grande efervescência política e cultural, Evaristo teve intensa participação na vida cultural e política do Rio de Janeiro, sobretudo nas mobilizações contra o integralismo. Em 1939, fez vestibular para a Faculdade de Filosofia, graduando-se em 1949. Suas atividades como docente se iniciam nesse mesmo ano, destacando-se depois como professor em duas Faculdades, Filosofia e Direito. Em 1961, Evaristo criou o Instituto de Ciências Sociais, instituição inovadora voltada para a pesquisa em ciências sociais. Em 1968, o ICS se fundiria com a Faculdade de Filosofia, formando o IFCS. Aposentado pelo AI 5 em 1969, Evaristo recusou voltar à Universidade após a anistia em 1979. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1984.

    Resumo em Inglês:

    Abstract During 36 years, Evaristo de Moraes Filho has actively engaged in the life of the University of Brazil, today Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). As a student of the National School of Law from 1933 to 1937, he was heavily influenced by marxist professors. In times of great political and cultural effervescence, Evaristo was a major participant in the cultural and political life of Rio de Janeiro, especially in the demonstrations against integralism. In 1939, he entered the Faculty of Philosophy, graduating in 1949. His activities as a teacher began that same year. Later he became a distinguished scholar in the Faculty of Philosophy and in the Faculty of Law. Lecturer in Sociology and Full Professor in Labour Law, Evaristo was one of the creators of the Institute of Social Sciences, which in 1968 would merge with the Faculty of Philosophy to form the current Institute of Philosophy and Social Sciences of Federal University of Rio de Janeiro. Retired by Institutional Act 5, in 1969, Evaristo refused to return to the University after the amnesty in 1979. In 1984, he was elected to the Brazilian Academy of Letters (ABL).
  • DOS KARITIANA E SUAS INQUIETAS COMPANHIAS Resenha

    Araújo, Íris Morais
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com