Acessibilidade / Reportar erro
Sociologia & Antropologia, Volume: 5, Número: 3, Publicado: 2015
  • UM ANTROPÓLOGO DA CIVILIZAÇÃO AMAZÔNICA: ENTREVISTA COM STEPHEN HUGH-JONES Artigos

    Lasmar, Cristiane; Gordon, Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo Nesta entrevista Stephen Hugh-Jones faz um balanço do campo da etnologia indígena na Amazônia e de seu próprio trabalho em parceria com Christine Hugh-Jones junto aos índios de língua tukano oriental da bacia do Uaupés. Dialogando com alguns dos principais autores americanistas, enfatiza a necessidade de que os modelos antropológicos de descrição dos povos ameríndios levem em conta a complexa variedade de suas formações sociais e cosmológicas. Destaca as especificidades etnográficas da região do noroeste amazônico, que considera uma autêntica civilização, e reafirma sua confiança na vocação da antropologia da Amazônia para produzir sínteses teóricas renovadas e comparativas, que contemplem a riqueza sociocultural e histórica desses povos e contribuam para o pensamento antropológico de maneira geral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this interview, Stephen Hugh-Jones takes stock of his work, in collaboration with Christine Hugh-Jones, among the Eastern Tukanoan speakers of the Uapés basin, and of Amazonian ethnology more generally. In dialogue with some of the main Americanist authors, he stresses that anthropological models of Amerindian peoples need to account for the complex variety of social and cosmological forms found in the continent. He highlights the ethnographic specificities of northwestern Amazonia, which he considers to be a veritable civilization, and reaffirms his conviction that Amazonian anthropology is capable of producing renewed and comparative theoretical syntheses which take into account the sociocultural and historical wealth of the region's people, hence contributing to anthropological thought more generally.
  • A ORIGEM DA NOITE E POR QUE O SOL É CHAMADO DE "FOLHA DE CARANÁ" Artigos

    Hugh-Jones, Stephen

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da análise de um amplo conjunto de narrativas sobre a origem da noite, obtidas junto aos povos indígenas da bacia do Alto Rio Negro no noroeste amazônico, este artigo explora o modo como esses povos representam a alternância entre o dia e a noite em diferentes planos de significantes - nos sons e cores dos insetos, pássaros e animais da floresta; nos materiais, texturas e cores de suas casas e objetos; no corpo humano; e na música e na dança rituais. Este último plano nos permitirá compreender o ritual como um mecanismo de controle do tempo. Além disso, espero lançar luz sobre as razões pelas quais, em muitas línguas da família Tukano Oriental, os termos para "sol" e para "lua" significam também, respectivamente, "colmo" e "folha".

    Resumo em Inglês:

    Abstract By analysing a wide set of narratives on the origin of night found among the Indigenous people of the upper Rio Negro, in northwest Amazonia, this article shows how these people represent the alternation between day and night at different levels of meaning: in the sounds and colours of insects, birds and forest animals; in the material, texture and colour of their houses and objects; in the human body; and in ritual music and dance. This latter level allows us to understand ritual as a mechanism for controlling time. The article also investigates why, in many Eastern Tukanoan languages, the terms for 'sun' and 'moon' also mean, respectively, 'culm' and 'leaf'.
  • TRANSFORMAÇÕES ESPAÇO-TEMPORAIS NO ALTO XINGU E NO ALTO RIO NEGRO Articles

    Andrello, Geraldo; Guerreiro, Antonio; Hugh-Jones, Stephen

    Resumo em Português:

    Resumo Os complexos multiétnicos e multilíngues do Rio Negro e do Alto Xingu apresentam alguns aspectos comuns que emergem com frequência em suas etnografias, tais como noções sobre descendência, hierarquia na organização social e nas atividades rituais, valorização de formas de exogamia, ou a distribuição desigual de especialidades produtivas, rituais e conhecimentos esotéricos. Neste trabalho investigamos como povos de ambas as regiões concebem sua humanidade e a de seus vizinhos como variações de uma forma compartilhada, pois nos dois casos processos rituais de negociação de posições e prerrogativas parecem fazer as vezes do estado latente de guerra que marca a vida social de outros povos amazônicos. Buscaremos sintetizar os processos espaço-temporais que subjazem à constituição, eminentemente variável, dos coletivos de cada região buscando, ao final, isolar alguns elementos em comum.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The multi-ethnic and multilingual complexes of the Upper Rio Negro and the Upper Xingu share common aspects that frequently emerge in ethnographies, including notions of descent, hierarchical social organization and ritual activities, as well as a preference for forms of exogamy and the unequal distribution of productive and ritual specialties and esoteric knowledge. In this article we investigate how the people of both regions conceive of their humanity and that of their neighbours as variations on a shared form, since in both regions ritual processes for negotiating positions and prerogatives seems to take the place of the latent state of warfare typical of the social life of other Amazonian peoples. In this article we will synthesize, for each region, the spatio-temporal processes that underscore the eminently variable constitution of collectivities, seeking, in conclusion, to isolate those elements that the two regions have in common.
  • MATEMÁTICA CONCRETA Artigos

    Almeida, Mauro W. B.

    Resumo em Português:

    Resumo Com base em trabalhos etnográficos, o texto examina e reflete sobre a continuidade existente entre diferentes formas de escrita - materializadas tanto na pedra como na tecelagem, na cestaria, nos livros bilíngues em papel - e a linguagem dos cantos e falas indígenas. Argumenta-se que toda forma de escrita evidencia a capacidade formal do pensamento e da prática humanos. As formas concretas da escrita analisadas expressariam então uma capacidade matemática que se manifesta, assim como a capacidade de linguagem, em todos os povos e culturas, sob modos diferentes, mas que preservam algo que não varia - relações e não conteúdo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article uses ethnographic works to analyze the continuity between different forms of writing - materialized in stone, woven in cloth or basketry or inscribed in bilingual paperbacks - and the language of Indigenous songs and speeches. All form of writing is evidence of the formal capacity of human thought and practice. The concrete forms of writing analysed here would hence express a mathematical capacity which, like the capacity for language, manifests itself among all peoples and cultures in different ways, but always preserves something as invariable: relations rather than content.
  • UMA "ATLANTIC HISTORY" AVANT LA LETTRE. TRANSCULTURAÇÕES ATLÂNTICAS E CARIBENHAS EM FERNANDO ORTIZ Artigos

    Myers, Jorge

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda a produção científica do intelectual e cientista social cubano Fernando Ortiz em sua faceta de historiador. Considerando a proposta historiográfica recente de uma "Atlantic History", ou "história atlântica", o trabalho examina como, décadas antes disso, Ortiz havia sido pioneiro de uma história cultural que tomava o espaço geográfico e social do mundo Atlântico como marco necessário para a interpretação do passado cubano e hispano-americano. O trabalho esboça a trajetória geral do autor tomando por base sua obra tardia. A teoria da transculturação proposta por ele nega tanto o determinismo racial como a definição somática de raça. Tal teoria é central para a maneira como Ortiz examina a contribuição africana para a cultura cubana - e, de modo geral, para a cultura de todo o litoral ocidental do oceano Atlântico - no contexto de sua busca de uma história cultural latino-americanista construída à luz das ciência sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article concerns the scientific writings of the Cuban intellectual and social scientist Fernando Ortiz, in what pertains to his facet as a historian. Considering the recent historiographical proposal for an 'Atlantic History', the article examines how, decades before, Ortiz had pioneered a cultural history that set the interpretation of the Cuban and Hispano-American past against the backdrop of the geographical and social space of the Atlantic world. The article outlines Ortiz's career, focusing on his later work. The theory of transculturation proposed by the author denies both racial determinism and the somatic definition of race. This theory is central to the way Ortiz examines the African contribution to Cuban culture, and, more generally, to the culture of the western Atlantic seaboard in the context of his search for a Latin-Americanist cultural history anchored in the social sciences.
  • MANUEL BONFIM: AUTOR ESQUECIDO OU FORA DO TEMPO? Artigos

    Oliveira, Lucia Lippi

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa a recepção da obra de Manuel Bonfim circunscrevendo-a no tempo e no espaço. Para fazer isso, acompanho como Manuel Bonfim tem sido lido desde o lançamento de seu primeiro livro em 1905 e procuro entender os momentos de esquecimento e de reconhecimento de seu pensamento. A postura nacionalista do autor, sua análise sobre a América Latina, sobre o parasitismo ibérico, a defesa do ensino da história pátria são capítulos da trajetória de Bonfim. Para entender o sucesso ou o esquecimento de um autor ou de uma obra deve-se atentar à sua recepção para além do possível valor intrínseco de seu conteúdo. Assim, a aceitação ou o reconhecimento de um autor depende não só das qualidades de suas ideias e de seu texto, mas também de variáveis relacionadas ao campo intelectual existente e do qual o autor faz parte.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyses the reception of the work of Manuel Bonfim, circumscribing it in time and space. I follow the readings of Manuel Bonfim's works since his first book was published in 1905, and I seek to understand the periods in which his work was either forgotten or remembered. His nationalist posture, his analysis of Latin America, of Iberian parasitism, the defence of teaching national history - all of these are chapters in the career of Bonfim. In order to understand the success or neglect of an author or work, we must look beyond intrinsic value and pay attention to reception. The acceptance or recognition of an author thus depends not only on the quality of his or her ideas and of his texts, but also on variables related to the prevailing intellectual field in which the author is implicated.
  • POR UMA POLÍTICA DA ESTÉTICA EM MÁRIO DE ANDRADE: EXPRESSIONISMO E INFÂNCIA Artigos

    Josiowicz, Alejandra

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe considerar a cena da infância em Mário de Andrade a partir de dois níveis ou esferas de atuação distintos: por um lado, em sua intervenção político-cultural e, por outro, em sua produção literária. Em ambos os níveis, examina-se uma política da estética: uma conjunção de preocupações sociais e raciais e reflexões estéticas em torno da infância. Em seus múltiplos níveis estético-políticos, a infância em Mário de Andrade revela a marca do excluído, reconfigura os modos de perceber o social, e se orienta à transformação das hierarquias estéticas e da representação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article considers the childhood scene in Mário de Andrade's work, focusing on two main levels or spheres of actualization: on the one hand, his politico-cultural interventions and, on the other, his literary production. For both levels, it examines a "politics of aesthetics" in Mário de Andrade: a combination of social and racial preoccupations and aesthetic reflections around childhood. Through its multiple aesthetical and political levels, childhood in Mário de Andrade's work reveals that which has been excluded, reconfiguring ways of perceiving social life and pointing towards the transformation of the hierarchies of representation.
  • O IMPACTO DA NACIONALIDADE NO MERCADO DE ARTE CONTEMPORÂNEO Articles

    Quemin, Alain

    Resumo em Português:

    Resumo A nacionalidade e o território afetam grandemente a fama artística, embora os atores no mundo contemporâneo da arte tendam a negar o fato. Os artistas mais reconhecidos geralmente pertencem a um seleto número de países ocidentais entre os quais o Reino Unido e a Alemanha, mas também os Estados Unidos, e ganham a parte do leão. Isso se reflete na representação desigual dos países na elaboração de classificações como a Kunstkompass, utilizada para objetivar a fama e visibilidade dos artistas. O número muito pequeno de países que concentram os artistas mais famosos também indica a homologia com a nacionalidade dos mais poderosos atores do mundo artístico contemporâneo, tal como relacionado na ArtReview Power 100. Na conclusão, mostro que, ao menos para os anos recentes dos principais artistas, as nacionalidades daqueles mais evidenciados em instituições e daqueles mais bem sucedidos no mercado divergem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Although actors in the contemporary art world tend to deny the fact, nationality and territory have a major effect on artistic fame. The most recognized artists generally belong to a very select number of countries that are all Western and among which the United Kingdom and Germany, but even more so the USA, take the lion’s share. This reflects the uneven representation of countries in the elaboration of rankings, like the Kunstkompass, used to objectivize the fame and visibility of artists. The very small number of countries concentrating the most famous artists also shows a homology with the nationality of the most powerful players from the contemporary art world, as listed in the ArtReview Power 100. In concluding the article, I show that, at least for top artists over recent years, the nationalities of the most visible artists in institutions and those of the most successful artists on the artists on the market diverge.
  • PROFISSIONAIS CRIATIVOS EM CIÊNCIAS E ARTES NA CIDADE DE PORTO ALEGRE Artigos

    Garcia, Sandro Ruduit

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute as relações entre criatividade e mercado, no contexto da chamada economia criativa. O argumento é o de que as atividades de criação dos agentes dependem de uma complexa combinação entre diferentes interesses e interações sociais, exprimindo-se sempre de forma contextual. Os profissionais criativos em ciências e artes tenderiam a se interessar não apenas pela busca de bem-estar material, mas também pelo reconhecimento pessoal e pelo sentido ético do que fazem, construindo trajetórias e arranjos de interações diversificadas que lhes permitem acessar recursos relevantes. A discussão é conduzida com base na experiência de profissionais das ciências e das artes que, atuando em universidades e em pequenos empreendimentos na cidade de Porto Alegre, estão ligados a setores da nova economia baseada no conhecimento e na criatividade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses the relationship between creativity and market in the context of so-called creative economy. The argument is, in short, that the activities of creation of the agents depend on a complex combination of different interests and social interactions, expressing themselves always in a contextual way. The creative arts and science professionals tend to be interested not only by the search for material well-being, but also for personal recognition and the ethical sense of what they do, building paths and arrangements of diverse interactions that allow them to access relevant resources. The discussion is conducted based on the experience of professionals in the arts and sciences related to sectors of the new knowledge-based and creative economy, working in universities and small businesses in the city of Porto Alegre.
  • SIGNIFICADOS E USOS DO DINHEIRO: SETORES MÉDIOS E POPULARES DE BUENOS AIRES Artigos

    Hornes, Martín; Krause, Mercedes

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa significados e usos sociais do dinheiro em setores médios e populares da Área Metropolitana de Buenos Aires na perspectiva dos estudos sociais da economia. Resulta do diálogo entre dois trabalhos de pesquisa empírica realizados entre 2009 e 2014. Primeiro, identificamos formas de marcação do dinheiro para mostrar como os distintos atores organizam seus orçamentos a partir das categorias do senso comum. Em seguida analisamos as avaliações morais feitas pelos participantes de ambos os estudos sobre as origens do dinheiro, demonstrando como distintas tipificações e juízos morais incidem sobre seus respectivos usos. Na última parte, concluímos como os esquemas diferenciados de percepção e apreciação nos permitem observar sentidos e usos plurais do dinheiro em setores médios e populares. Refletimos também sobre a potencialidade da integração interdisciplinar de metodologias e dados para a investigação nas ciências sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the meanings and social uses of money in popular and middle classes of the metropolitan area of Buenos Aires, from the perspective of economic social studies. It is the result of the dialogue between two empirical researches conducted between 2009 and 2014. First, we identify ways of labeling money to show how common sense typifications used by different actors organize their budgets. Second, we analyze the moral evaluations that participants in both studies performed on the origins of money, showing how different appreciations and moral judgments affect their uses. In a final section, we conclude on the existence of different schemes of perception and appreciation as well as plural uses of money in popular and middle classes of Buenos Aires. We also reflect on the potentiality of interdisciplinary integration of methodologies and data in social research.
  • DESNATURALIZANDO A CULTURA: AS CRÔNICAS DE SAYED KASHUA SOBRE O PRECONCEITO Articles

    Schlesinger, Juliana Portenoy

    Resumo em Português:

    Resumo A discriminação é um tema recorrente na obra do escritor árabe-israelense Sayed Kashua. Nos últimos anos, Sayed Kashua praticamente parou de escrever sobre o preconceito percebido em sua própria comunidade israelense muçulmana e dedicou-se a expressar suas preocupações sobretudo com relação ao preconceito dos judeus contra os árabes em Israel. A auto-crítica sempre foi uma característica da obra de Kashua, e tal fato indica uma mudança na percepção do cronista acerca de sua sociedade. Baseado na abordagem de tópicos sobre a sociedade israelense, tais como a lei, o sistema educacional, e a língua, e na revisão de autores que percebem a alienação mútua de árabes e judeus em Israel, este artigo analisa diversas crônicas recentes de Sayed Kashua publicadas no jornal israelense Haaretz. Investiga também como o cronista compreende o preconceito e, em uma maneira particular e surpreendente, expressa suas preocupações e soluções para o problema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Discrimination is a recurrent topic in the work of the Israeli-Arab writer Sayed Kashua. In the last couple of years, Sayed Kashua has moved away from writing about the prejudice expressed by his own Israeli Muslim community towards the Israeli Jewish population to focus his attention instead on the prejudice shown by Jews against Arabs in Israel. Self-criticism has always been a hallmark of Sayed Kashua's work so this shift indicates a significant change in the columnist's perception of his own society. Based on a survey of various issues relating to Israeli society, such as the law, the educational system and language, as well as a theoretical review of authors who observe a mutual alienation of Arabs and Jews in Israel, this article analyses several of Sayed Kashua's recent columns in the Israeli newspaper Haaretz. It also investigates how the author understands prejudice and, in a singular and surprising way, expresses his concerns and solutions to this problem.
  • O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOS Artigos

    Weid, Olivia von der

    Resumo em Português:

    Resumo A maneira como diversos campos científicos entendem a cegueira fundamenta modos de atuação com pessoas cegas e o desenvolvimento de técnicas, objetos, intervenções específicas que guiam sua percepção de mundo. Neste artigo pretende-se, primeiramente, compreender os pressupostos de uma noção de cognição formulada em manuais de desenvolvimento e aprendizagem para crianças cegas e algumas de suas consequências conceituais. Em seguida, volta-se a atenção para métodos, didáticas ou mecanismos adaptativos sugeridos em tais manuais para uma pedagogia da cegueira. Chega-se, finalmente, a um conhecimento prático e um saber-fazer desenvolvido por pessoas cegas e profissionais em atendimentos de reabilitação que corroboram uma compreensão da cognição e do próprio corpo como estendidos, ao enfatizar o papel do ambiente e dos dispositivos no cotidiano de pessoas cegas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Modes of proceeding with blind people and the development of techniques, objects and specific interventions that guide their perception of the world are based in the way different scientific fields understand blindness. This article intends to understand the assumptions of a concept of cognition that appears in manuals about the development and learning of blind children and some of their conceptual consequences. It then focus on the methods, didactic or adaptive mechanisms suggested by these manuals for a pedagogy of blindness. Finally, it discusses the practical knowledge and know-how developed by blind people and professionals in a rehabilitation care system that corroborate an understanding of an extended body and cognition while emphasizing the role of the environment and assistive devices in everyday life of blind people.
  • POR QUE CHAMAR O SÉCULO VINTE DE O "SÉCULO DOS CHEFES"? Registros De Pesquisa

    Cohen, Yves

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto aborda o fenômeno da chefia entre o final do século XIX e século XX na França, a Alemanha, os Estados Unidos e a União Soviética. Trata-se do surgimento de um novo discurso sobre o comando, sobre o chefe, sobre a autoridade, sobre o controle das massas. Tal discurso, que emerge do diagnóstico de uma crise da autoridade nesses países, não se expressou apenas no culto ao chefe, que emergiu em suas formas extremas no totalitarismo. Trata-se de um fenômeno político, operacional e simbólico que expressa uma nova maneira de construir e de nomear o social no século vinte que abrangeu também países liberais e capitalistas. Buscamos descortinar uma modalidade de transformação do social em todos os domínios de atividade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article concerns the phenomenon of chieftaincy in the later 19th and early 20th centuries in France, Germany, the United States and the Soviet Union. It focuses on the emergence of a new discourse of command, the chief, authority and control of the masses. This discourse, which emerges from the diagnosis of a crisis of authority in these countries, was not only expressed in the cult of the chief, which assumed its more extreme forms in totalitarianism. It is a political, operational and symbolic phenomenon that expresses a new way of constructing and naming the social in the 20th century, which also included liberal and capitalist countries. The article seeks to reveal a modality of the transformation of the social in all domains of activity.
  • SOBRE IDENTIDADES INTELECTUAIS E PRÁTICAS SOCIAIS Resenha

    Carvalho, Lucas Correia
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com