Acessibilidade / Reportar erro
Sociologia & Antropologia, Volume: 6, Número: 3, Publicado: 2016
  • CINEMAS E MÍDIAS INDÍGENAS: CONSTRUIR PONTES, RECUSÁ-LAS. ENTREVISTA COM FAYE GINSBURG Entrevista

    Brasil, André; Gonçalves, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo Anos dedicados às imagens produzidas por grupos nativos de várias partes do mundo permitiram a Faye Ginsburg acompanhar a historicidade das questões interculturais que se abrigam nas imagens, mas que as ultrapassam, exigindo metodologia atenta ao que está visível na tela e também ao que ocorre fora dela. Como defende a entrevistada, a atenção aos processos de produção e de circulação das imagens nos exige questionar a vocação de fluência e transparência própria da tradição imagética ocidental e considerar os protocolos de cada povo, muitas vezes construídos sobre o que se deve ocultar, mais do que sobre o que se deve revelar. Como se notará, a conversa extrapola as discussões em antropologia visual, colocando em evidência questões hoje cruciais, como aquelas em torno da mediação cultural, da era digital, propriedade intelectual, da devolução e reutilização dos arquivos étnicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study of moving images produced by native groups around the world allowed Faye Ginsburg to address intercultural issues that demand a methodology attentive to what is visible on the screen as well as to what is out of screen. In this interview Faye Ginsburg expresses her points of view on ethnographic film, visual anthropology and films produced by the indigenous groups. As she argues, the circulation of images requires our attention in order to question the fluency and transparency that characterize the Western imagery tradition. The conversation goes beyond the discussions on visual anthropology, highlighting issues such as cultural mediation, intellectual property, the return and reuse of ethnical archives.
  • CINEMA INDÍGENA DO U-MATIC AO YOUTUBE: SOBERANIA MIDIÁTICA NA ERA DIGITAL Articles

    Ginsburg, Faye

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo aborda uma ampla gama de projetos, desde os primeiros desafios epistemológicos das experiências de vídeo na remota Austrália Central na década de 1980 quando surgiu um cinema indígena que interveio tanto no imaginário nacional australiano quanto na ideia de cinema mundial. Aborda, também, o ativismo político que levou à criação de quatro estações nacionais de televisão indígenas no início do século XXI: Rede de Televisão de aborígenes no Canadá; Televisão Nacional Indígena da Austrália; Maori TV na Nova Zelândia; e Taiwan Television indígena de Taiwan. Questiona ainda o significado da era digital para os povos indígenas em todo o mundo, que demonstram grande criatividade tecnológica e política.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article covers a wide range of projects from the earliest epistemological challenges posed by video experiments in remote Central Australia in the 1980s to the emergence of indigenous filmmaking as an intervention into both the Australian national imaginary and the idea of world cinema. It also addresses the political activism that led to the creation of four national indigenous television stations in the early 21st century: Aboriginal People's Television Network in Canada; National Indigenous Television in Australia; Maori TV in New Zealand; and Taiwan Indigenous Television in Taiwan); and considers what the digital age might mean for indigenous people worldwide employing great technological as well as political creativity.
  • DESMANCHAR O CINEMA: VARIAÇÕES DO FORA-DE-CAMPO EM FILMES INDÍGENAS Artigos

    Brasil, André; Belisário, Bernard

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo se dedica a um conjunto de filmes realizados por cineastas ou coletivos indígenas para demonstrar o modo variável como o fora-de-campo invisível se relaciona ao campo visível, fenomenológico. Trata-se assim de observar como o cinema é constituído pelas forças que atuam de fora para possibilitá-lo, mas também para desfazê-lo (ou, nas palavras de Divino Tserewahú, para "desmanchá-lo"). Tentaremos lidar de modo muito concreto com essa hipótese a partir da análise de sequências de cinco filmes: Urihi Haromatimape: Curadores da terra-floresta (2013); As hipermulheres (2011); Tatakox da Vila Nova (2009); Shuku Shukuwe: a vida é para sempre (2012) e Bicicletas de Nhanderu (2011).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article approaches a series of films made by indigenous filmmakers in order to demonstrate the variable modes of the off-screen space (invisible one) in its relation with the screen space (visible, phenomenological one). We observe how this cinema is constituted by agencies that actuate from the outside to make the film possible and also to unfold and to "unmake" it. Analyses of sequences from five films enable the demonstration of this hypothesis in a concrete way: Urihi Haromatimape: Curadores da terra-floresta (2013); The hyperwomen (2011); Tatakox da Vila Nova (2009); Shuku Shukuwe: a vida é para sempre (2012) e Bicicletas de Nhanderu (2011).
  • INTRÉPIDAS IMAGENS: CINEMA E COSMOLOGIA ENTRE OS NAVAJO Artigos

    Gonçalves, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa Intrepid shadows, um dos oito filmes produzidos nos anos 1960 pelos Navajo como modo de revisitar as ideias imagético-conceituais que embasaram o projeto Navajo filming themselves, coordenado por Sol Worth e John Adair. As imagens produzidas pelo navajo Al Clah são tomadas como literalmente intrépidas, ao produzir relação direta entre cosmologia e dispositivos imagéticos. Exploro, assim, as relações entre premissas culturais e estrutura fílmica, bem como as consequentes conexões entre cosmologia e cinema como regimes sensório-imagéticos que atualizam, complementam, alteram e contradizem os modos de pensar/ver e ver/pensar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes Intrepid shadows, one of the films produced by the Navajo in the sixties, as a way to revisit the conceptual ideas that supported the project Navajo filming themselves, coordinated by Sol Worth and John Adair. The images produced by the Navajo Al Clah are taken literally as intrepid, producing a direct relationship between cosmology and cinema. I explore the relationship between cultural assumptions and filmic structure and the consequent connections between cosmology and cinema as sensory-imagery systems that supplement, alter and contradict the ways of thinking/seeing and seeing/thinking.
  • AS CELEBRIDADES COMO EMBLEMA SOCIOLÓGICO Artigos

    Ortiz, Renato

    Resumo em Português:

    Resumo O debate sobre as celebridades é recente nas ciências sociais. Os primeiros ensaios sobre a questão datam de 1970-1980. O texto pergunta o motivo disso. A resposta dada pelo autor é que as celebridades não constituíam ainda um emblema sociológico capaz de nele condensar um conjunto de sentidos que "falassem" do mundo contemporâneo. O texto procura mostrar como na esfera cultural o emblema da "cultura de massa" dominou os estudos sociológicos até o momento em que a noção de massa cede lugar à de "diferença", "flexibilização", na qual o sujeito se impõe sobre a homogeneidade postulada anteriormente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The debate on celebrities in the social sciences is recent. The first essays on the topic date from the 1970s and 80s. The author argues that celebrities did not yet constitute what he terms a sociological emblem. The text shows how the emblem of 'mass culture' predominated in the cultural sphere until the notion of mass became surpassed by the ideas of 'difference' and 'flexibility,' a new context in which the individual imposes on the homogeneity postulated previously.
  • COMO ESTUDAR A EMOÇÃO MUSICAL? PROPOSTAS METODOLÓGICAS A PARTIR DE PESQUISA JUNTO AOS CIGANOS DA TRANSILVÂNIA (ROMÊNIA) Artigos

    Baraldi, Filippo Bonini

    Resumo em Português:

    Resumo Ainda que os etnomusicólogos não ignorem a estreita ligação da música com os processos emocionais, eles deixaram o tema de lado durante quase meio século. É duplo o objetivo deste artigo. Em primeiro lugar, serão analisadas as relações entre emoções e música em um contexto cultural bem delimitado, a saber, aquele de uma comunidade cigana da Transilvânia (Romênia). Adotamos como critério metodológico focar a atenção nos "prantos musicais", situações em que lágrimas e música caminham juntas. Foram analisados três contextos distintos de performance: a prestação de serviço profissional, as festas espontâneas e os funerais. A partir dessas descrições etnográficas, o segundo objetivo consistirá em extrapolar informações que possam ser comparadas com dados provenientes de outras sociedades. No longo prazo, esse procedimento permitirá identificar os processos psicológicos e sociais recorrentes, quiçá universais, da emoção musical.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Although ethnomusicologists do not ignore the close connection of music to emotional processes, they have left the subject aside for almost half a century. The purpose of this article is two fold. First, it aims to analyze the relations between emotions and music in a well-defined cultural context, namely that of a gypsy community in Transylvania (Romania). As a methodological criteria, we focused on situations in which tears and music go together. Three different performance contexts are analyzed: the provision of professional service, spontaneous parties and funerals. From these ethnographic descriptions, the second goal is to extrapolate information that can be compared with data from other societies. In the long term, this procedure will allow us to identify the recurrent, and perhaps universal, psychological and social processes of musical emotion.
  • GILBERTO FREYRE ENTRE O FREVO E O SAMBA NO CARNAVAL DO RECIFE Artigos

    Menezes Neto, Hugo

    Resumo em Português:

    Resumo O carnaval do Recife esteve entre os interesses de Gilberto Freyre, que, mais especificamente, se preocupava com a influência dos ritmos e práticas carnavalescas do Rio de Janeiro na festa pernambucana. Este artigo busca relacionar as ideias presentes em alguns de seus textos sobre esse tema ao repertório mais amplo de seu pensamento acerca da formação da sociedade brasileira. Balizado pela leitura de obras importantes de Freyre e no diálogo com a crítica sociológica a ele dedicada, o esforço empreendido é o de burilar o jogo comparativo e metonímico que o autor agencia, ao localizar as representações do Recife e do Rio de Janeiro em polos opostos do binômio tradição e modernidade. A relação entre o frevo e o samba fornece novo ângulo para o enfoque dos temas da "adaptação", "influências transregionais" e "equilíbrio dos contrários" que permeiam sua obra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Recife's carnival has always been of interest to Gilberto Freyre, who worried particularly about the influence of the rhythm and the practices of Rio de Janeiro's festivity on that of Recife. This article examines this theme by relating it to Freyre's ideas about the formation of Brazilian society. It considers the sociological critique of Freyre's important works in order to analyze how the author locates representations of Recife and Rio de Janeiro in opposite poles of the pair tradition and modernity. The relationship between frevo and samba provides a new perspective to Freyre's recurrent and significant discussions on the themes of 'adaptation', 'transregional influences' and 'balance of opposites'.
  • A MORAL COMO PARTE INTEGRAL DA PRODUÇÃO DA VIDA SOCIAL. UMA LEITURA HETERODOXA DOS ESCRITOS DE ÉMILE DURKHEIM Artigos

    Balbi, Fernando Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo esboça uma aproximação ao tratamento antropológico da moral como parte integral da produção da vida social por sujeitos concretos, socialmente situados. Para tanto, faço uma leitura dos escritos de Émile Durkheim sobre a moral que se distancia da ortodoxia atualmente predominante nos estudos antropológicos. Procuro orientações para definir a moral, dar conta de suas relações com a ação humana e abordá-la como um fenômeno correspondente ao plano da cognição humana. Ilustro meu ponto de vista com materiais etnográficos referidos à dimensão moral dos conflitos desenvolvidos numa cooperativa de pescadores artesanais às margens do rio Paraná, na Argentina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article outlines an approach to the anthropological analysis of moral as an integral part of the production of social life by concrete, socially situated individuals. I attempt a reading of Émile Durkheim's writings on moral that differs from the current orthodoxy commonly found in anthropological studies. I search guidelines to define the domain of morality, to analyse its relationships with human action, and to integrate it with human cognition. I illustrate my point of view with an ethnographic account of the moral dimension of the conflicts that occurred in a fishing cooperative on the shore of the Paraná river in Argentina.
  • O QUE É PENSAR DESDE O SUL Registro De Pesquisa

    Velho, Otávio

    Resumo em Português:

    Resumo O texto retoma diálogo latino-americano acerca do "Pensar desde o Sul" e insere a comunidade científica brasileira nessa perspectiva crítica ao eurocentrismo. Ao refletir sobre o tema da diversidade, defende a etnografia como via crucial para a compreensão dos conflitos e transformações que permeiam os processos sociais contemporâneos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text resumes the Latin American dialogue on "Thinking from the South"and inserts the Brazilian scientific community in this critical perspective on Eurocentrism. Reflecting on the theme of diversity, it argues in favour of ethnography as a crucial way of understanding the conflicts and transformations that permeate contemporary social processes.
  • WEBER, FRANKFURT, GABRIEL COHN Resenha

    Domingues, José Maurício
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com