Acessibilidade / Reportar erro

Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão1 1 Este trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Código de Financiamento 001.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura crítica da problemática do mal-estar, dos sofrimentos e dos adoecimentos de professores, vinculada à história do trabalho docente, aos modos de ser/estar na ocupação e à cultura do magistério. A metodologia envolveu revisão narrativa de 12 publicações selecionadas, o que possibilitou identificar os principais aspectos atribuídos às questões: epidemiológicos, de naturalização da problemática na docência, políticas públicas, organização do trabalho docente e identidade profissional docente. A discussão busca apontar as formas de visibilidade e invisibilidade dessa problemática no cenário social e educacional brasileiro, com atenção para o trabalho, a formação de professores e a cultura do magistério mediante os aportes de Maurice Tardif a respeito das “idades do ensino”. O estudo mostra como o mal-estar, o sofrimento e o adoecimento de professores podem exprimir narrativas coletivas da docência marcada pela vocação e pela socialização profissional pela feminização - e como dimensões sociais, históricas e culturais do trabalho docente podem interferir nos modos coletivos de perceber e cuidar do corpo e da saúde e levar ao adoecimento. Por fim, aponta o desafio de se pensar corpo/saúde/bem-estar no âmbito da cultura ocupacional docente, como elementos que substanciam o desenvolvimento profissional e o projeto de profissionalização docente.

Palavras-chave:
Educação; Saúde Coletiva; Trabalho Docente; Formação de Professores; Profissionalização Docente

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br