Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Este número de SAÚDE E SOCIEDADE inaugura uma prática que esperamos transformar em rotina. Convidamos Álvaro Escrivão Júnior como Editor Especial, viabilizando, assim, a divulgação das discussões havidas no I Encontro Paulista de Epidemiologia que organizou como Coordenador da Comissão de Epidemiologia da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP). Tem sido comum, no mercado editorial de periódicos científicos em todo o mundo, aproveitar a realização de eventos importantes para lançar números especiais ou suplementos. Considera-se que esta é maneira adequada para aprofundar temáticas relevantes tratadas em Seminários, Simpósios ou Oficinas de Trabalho. Quando se trata de Congressos ou Encontros a lógica é distinta e igualmente válida: pode-se dar idéia do estado da arte.

Para SAÚDE E SOCIEDADE nenhum evento pode ser mais importante do que aqueles promovidos por suas instituintes: a Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP) e a Associação Paulista de Saúde Pública (APSP). Assim, quando a pandemia de cólera ameaçou as fronteiras do Estado de São Paulo, foi nomeada comissão conjunta das duas entidades que produziu documento transformado em editorial da revista (SAÚDE E SOCIEDADE vol. 2, nº 1).

No presente número, aproveitou-se a realização do I Encontro Paulista de Epidemiologia, em março de 1995, para uma espécie de esboço do estado da arte da epidemiologia no Estado de São Paulo ou, se quisermos ser menos ambiciosos, ao menos no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde e outros setores abrangidos pela atuação da APSP o que inclui 8 Secretarias Municipais de Saúde e instituições acadêmicas.

O Editor Convidado, Álvaro Escrivão Júnior, ressalta em sua Apresentação a heterogeneidade do registro dos temas abordados. A maioria deles foi trabalhada pelos autores que lhes deram formato de artigo. Consideramos que, dadas as circunstâncias, não poderíamos exigir uniformidade e rigoroso cumprimento das exigências editoriais de Saúde e Sociedade. Talvez valha mais o registro espontâneo, tal como o aceitamos, de um evento que constitui a própria razão de ser da revista: recolher contribuições tanto da academia, quanto dos serviços, Afinal de contas, a academia também faz e os serviços também pensam.

Não poderíamos deixar de ressaltar a importância da participação da Faculdade de Medicina da USP, através de seu Departamento de Medicina Preventiva, e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com o envolvimento do próprio secretário, José da Silva Guedes, sócio da APSP e professor de Medicina Social da Santa Casa de São Paulo. A estas instituições deve-se a efetiva realização do Encontro e, ao final, a própria edição deste número especial de SAÚDE E SOCIEDADE.

A Comissão Editorial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    1995
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br