RESUMO
Estudo descritivo de abordagem qualitativa com objetivo de identificar aspectos geradores de satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais de saúde de um hospital universitário. Participaram do estudo 52 profissionais da clínica cirúrgica e do serviço de emergência. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual semiestruturada, e os achados submetidos à análise temática, com o auxílio do software Atlas.ti. A pesquisa seguiu todos os cuidados éticos. Os resultados foram organizados em duas categorias analíticas: satisfação e insatisfação no trabalho. Condições de trabalho, relações no trabalho e percepções sobre o modo de trabalhar foram temas articuladores presentes nas duas categorias, revelando a dialética desses aspectos e indicando que condições objetivas e a forma como os trabalhadores lidam com elas influenciam o desfecho. Hospital como espaço de formação e trabalho foi relacionado unicamente com a satisfação, sinalizando um caminho promissor para gestores hospitalares e professores. Evidenciou-se a necessidade de investir nas condições de trabalho, organizar democraticamente os processos de trabalho e fomentar boas relações de trabalho. Os achados sinalizam um nicho de investigação importante e abrangente, com vistas a contribuir para formulação de políticas públicas e para a orientação de intervenções nos hospitais universitários.
PALAVRAS-CHAVE
Saúde do trabalhador; Satisfação no emprego; Hospitais universitários; Pessoal de saúde; Condições de trabalho