Acessibilidade / Reportar erro

A produção do conhecimento científico e tecnológico no âmbito dos Fundos Setoriais: o caso do Fundo Verde Amarelo

RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPGS/SOL/UNB

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

A produção do conhecimento científico e tecnológico no âmbito dos Fundos Setoriais: o caso do Fundo Verde Amarelo

Marcos Dalsecco Braga Arcuri

Orientador: Fernanda Sobral

Dissertação de Mestrado

Data da defesa: 14.08.2012

Esta pesquisa trata do tema da produção do conhecimento científico e tecnológico no âmbito dos Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia (FS), política de financiamento a projetos de C&T em áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico do país. Especificamente, foi realizada uma investigação sobre as formas de produção do conhecimento levadas a cabo nos projetos de um desses fundos, o Fundo Verde Amarelo (FVA), que tem como objetivo central promover a relação entre universidade e empresa, para a produção de inovação. Para definir conceitualmente as formas de produção do conhecimento, foram tomadas como referências as obras de autores centrais dos campos da Sociologia da Ciência e dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia. De acordo com essas referências, observam-se mudanças nas formas de produção de ciência e tecnologia desde meados do século passado até os dias de hoje. Essas mudanças ocorrem mais claramente na participação de novos atores nesse processo e na aparição de novos lócus dessa produção.

A pesquisa sobre as formas de produção do conhecimento no FVA consistiu na análise de dados sobre os FS disponibilizados pelo MCTI e IPEA, na análise de questionários aplicados aos coordenadores de projetos do FVA, na análise de entrevistas realizadas com ex-membros do Comitê Gestor desse fundo e na análise das atas de reuniões desse comitê. A partir das informações coletadas, foi buscada a presença de características das novas formas de produção do conhecimento nos documentos oficiais que definem os objetivos e diretrizes do FVA, nas opiniões e posicionamentos dos membros do Comitê Gestor do fundo, nas informações sobre a elaboração e execução dos projetos do fundo cedidas pelos coordenadores e nos dados disponibilizados pelo MCTI e IPEA. Ao final das análises, observa-se que o governo brasileiro, na formulação dos FS, tomou como referência os modelos de produção de ciência, tecnologia e inovação predominantes nos países centrais do capitalismo, expoentes das novas formas de produção do conhecimento. Quanto aos projetos do FVA, concluiu-se que apesar de ter sido verificada a existência de algumas características das novas formas do conhecimento, não há uma prática consolidada das mesmas.

Palavras-chave: Ciência e Tecnologia, Produção do Conhecimento, Fundos Setoriais, Fundo Verde Amarelo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2012
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br