Acessibilidade / Reportar erro

Publicidade e controle social: o papel do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PPG-SOL/UnB DE MAIO A AGOSTO DE 2005

DISSERTAÇÕES

Publicidade e controle social: o papel do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária

Eliane Silva de Paula

Curso: Mestrado em Sociologia

Data de defesa da tese: 16 de setembro de 2005

Orientador: Profª Drª Ana Maria Fernandes

RESUMO

O objeto desta dissertação é a análise dos mecanismos de controle social da publicidade existentes no Brasil e o papel do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR) neste processo. Partiu-se da hipótese de que existiriam traços culturais como valores morais, religiosos, éticos e estéticos intrinsecamente relacionados às manifestações, reclamações e mobilizações de indivíduos, grupos ou empresas, quando estes se julgam atingidos negativamente pelas mensagens ou representações simbólicas da publicidade.

Para verificar a existência destes valores e dos traços culturais foram analisados os resumos de processos éticos julgados pelo Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR), no período 1998 a 2004.

Concluiu-se que há valores associados às reações contrárias dos consumidores às mensagens e representações simbólicas utilizadas pela propaganda, e que existem mecanismos de controle social da publicidade brasileira. No âmbito governamental, o controle da publicidade configura-se pela existência de entidades governamentais de defesa do consumidor; e, na esfera não estatal, pela organização e atividade de instituições como o CONAR e outras entidades civis.

Palavras-chave: publicidade, controle social, CONAR.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Ago 2005
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br