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A sociologia dos agenciamentos mercantis e a contribuição de Michel Callon para o estudo dos mercados* * Agradeço as sugestões apresentadas por Rodrigo Santos, Cristiano Monteiro, Juarez Carvalho Filho para a elaboração do artigo. Espero ter conseguido incorporar, ao menos parcialmente, suas estimulantes observações. Sou grato também aos pareceristas anônimos de Sociedade e Estado, cujas recomendações permitiram que o artigo tomasse o seu formato atual.

The sociology of markets agencements and the contribution of Michel Callon to the study of markets

Resumo

Este artigo discute os principais elementos de uma nova perspectiva teórica para o estudo dos mercados, a sociologia dos agenciamentos mercantis de Michel Callon. Nele, destaco alguns pontos dessa abordagem, que, partindo da crítica aos estudos dos mercados como interfaces, propõe pensá-los como agenciamentos mercantis, entendidos como um conjunto de cadrages, que envolvem operações que precedem e ultrapassam o momento das operações de compra e venda. Outrossim, procuro mostrar que alguns elementos de originalidade dessa abordagem encontram-se presentes em outras perspectivas da nova sociologia econômica e questiono algumas de suas teses sobre as possibilidades de intervenção no funcionamento dos mercados.

Palavras-Chave:
Mercados; Sociologia econômica; Performatividade; Cadrages; Dispositivos de cálculo

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