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Sociedade e Estado, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2002
  • Editorial

    Moreira, Roberto S. C.
  • Apresentação

    Maciel, Maria Lucia; Wanderley, Fernanda
  • Avanços e desafios da Nova Sociologia Econômica: notas sobre os estudos sociológicos do mercado

    Wanderley, Fernanda

    Resumo em Português:

    O texto analisa a primeira fase da Nova Sociologia Econômica através da revisão dos quatro enfoques que marcaram os estudos recentes do mercado. Essa primeira fase caracterizou-se pelo rompimento do pacto parsoniano de convívio pacífico com a teoria neoclássica e fundamentou sua identidade em contraposição aos pressupostos do individualismo metodológico. O desafio atual da Nova Sociologia Econômica é avançar a análise das relações econômicas além das afirmações de que a esfera econômica está socialmente construída, que as estruturas sociais e instituições são importantes para a ação econômica e que a racionalidade é uma modalidade de comportamento entre outras. Discute algumas questões que são parte da agenda atual da nova Sociologia Econômica e os conceitos centrais da network analysis.

    Resumo em Francês:

    Le texte analyse la première phase de la nouvelle sociologie économique à travers la révision des quatre visions qui marquèrent les études récentes du marché. Le texte argumente que la première phase de la nouvelle sociologie économique fut caractérisée par la rupture du pacte parsonnien d'entente pacifique avec la théorie néo-classique et que son identité a eté définie par le fait d'être en opposition aux présupposés de l'individualisme méthodologique. Le défi actuel de la nouvelle sociologie économique est d'avancer dans l'analyse des relations économiques au delà des affirmations qui disent que la sphère économique est socialement construite, que les structures sociales et les institutions sont importantes pour l'action économique, et que la rationalité est une façon de comportement parmi d'autres. Finalement le texte porte sur quelques questions qui font partie des thèmes d'actualité de la nouvelle sociologie économique et des principaux concepts de l'analyse des réseaux (network analysis).

    Resumo em Inglês:

    The essay analyzes the first phase of the New Economic Sociology through the revision of four approaches that framed the studies of market transactions. The argument is that these studies have departed from the Neoclassical Theory and founded their new identity in opposition to the Methodological Individualism. Now the challenge is to advance the sociological analysis of the economic relationships beyond the statement that the economic sphere is socially constructed, that social institutions and social structure are important to economic actions and that rationality is just one type of behavior among others. Finally, it discusses some questions that are part of the agenda of the New Economic Sociology and the main concepts of the Network Analysis.
  • As potencialidades analíticas da Nova Sociologia Econômica

    Lopes Júnior, Edmilson

    Resumo em Português:

    A Nova Sociologia Econômica é a mais promissora reação dentro do campo da Sociologia à investida do "imperialismo disciplinar" da Economia, ocorrida na década de 80. Neste artigo, busca-se traçar um panorama desse rico campo da investigação sociológica contemporânea.

    Resumo em Francês:

    Dans le champ de la sociologie, la Nouvelle Sociologie Économique est la plus prometteuse réaction face à l'investissement de l'«impérialisme disciplinaire» de l'économie dans les années 80. Dans cet article, on essaye de tracer un panorama de ce riche champ d'investigation sociologique contemporain.

    Resumo em Inglês:

    The New Economic Sociology is the most promising reaction of sociology against the "economic imperialism" that happened in the field since the 80's. In this article, we draw an overview of this rich research field of the contemporary social theory.
  • Max Weber: family history, economic policy, exchange reform

    Roth, Guenther

    Resumo em Português:

    O autor sugere que a dimensão cosmopolita de Weber está associada à sua história familiar, que tem sido relativamente negligenciada embora tenha influenciado sua visão de mundo e sua obra em aspectos significativos. Na primeira parte, esboça o contexto familiar cosmopolita, e depois examina a agenda política e acadêmica de Weber, particularmente a história pouco conhecida de seu envolvimento político e profissional na batalha pela reforma cambial nos anos 90 do século XIX.

    Resumo em Francês:

    L'auteur suggère que la dimension cosmopolite de Weber est associée à son histoire familiale, qui a été relativement negligée malgré l'influence significative qu'elle eut sur sa vision du monde et son oeuvre. Premièrement, l'article trace le contexte familiale cosmopolite; ensuite il se penche sur l'agenda politique et académique de Weber, particulièrement l'histoire méconnue de son engagement politique et professionnel dans la bataille pour la réforme du change dans les années 90 du XIX siècle.

    Resumo em Inglês:

    This article suggests that Weber's cosmopolitan dimension has much to do with his extended family history, which has been relatively neglected even though it influenced his world view and oeuvre in significant respects. It first sketches the cosmopolitan family context and then turns to Weber's political and scholarly agenda, especially the little-known story of his strong political and professional engagement in the battle over exchange reform in the eighteen-nineties.
  • Da sociologia econômica à sociologia da empresa: para uma sociologia da empresa Brasileira

    Kirschner, Ana Maria; Monteiro, Cristiano Fonseca

    Resumo em Português:

    Procuramos discutir teoricamente a noção de que a ordem econômica e suas instituições, aí incluídas as empresas, são construções sociais, passíveis, portanto, de serem apreendidas sob outros olhares que não o de uma racionalidade exclusivamente formal de caráter econômico. São apresentados também alguns temas que têm sido tratados por cientistas sociais, em um esforço no sentido de criar uma Sociologia da Empresa brasileira.

    Resumo em Francês:

    Cet article est une discussion théorique sur la notion selon laquelle l'ordre économique et ses institutions, y compris les entreprises, sont des constructions sociales - passibles, donc, d'être comprises sous d'autres regards que celui d'une rationnalité exclusivement formelle de caractère économique. Sont présentés aussi quelques thèmes qui ont été traités para les sciences sociales dans l'effort d'inaugurer une Sociologie de l'Entreprise brésilienne.

    Resumo em Inglês:

    The authors attempt a theoretical discussion of the notion that the economic order and its institutions, including firms, are social constructions, which can therefore be apprehended by approaches other than that of an exclusively formal rationality of an economic character. Also presented here are some themes which are being treated by social scientists in an effort to inaugurate a Brazilian Sociology of the Firm.
  • Contribuições da Sociologia Econômica à teoria das organizações

    Serva, Maurício

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo demonstrar, de forma sintética, a contribuição que a Sociologia Econômica vem dando à teoria das organizações. Para tanto, o autor trata de cinco temas abordados pela Sociologia Econômica que têm forte relação com demandas e lacunas da teoria das organizações: a análise institucional dos mercados, a competição empresarial, os grupos econômicos, o empreendedorismo, a economia solidária. Em cada tema, são identificados os principais estudos e as possibilidades de enriquecimento que a aproximação com Sociologia Econômica pode trazer à teoria das organizações.

    Resumo em Francês:

    Cet article vise à démontrer, de façon synthétique, la contribution de la Sociologie Économique à la théorie des organisations. L'auteur présente donc cinq thèmes approchés par la Sociologie Économique qui ont de forts rapports avec des demandes et lacunes de la théorie des organisations : l'analyse institutionnelle des marchés, la compétition, les groupes économiques, l'entrepreneurship, l'économie solidaire. Dans chaque thème, l'auteur indique les études principales et les possibilités d'amélioration que le rapprochement avec la Sociologie Économique peut apporter à la théorie des organisations.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to demonstrate, in summary, the contribution of the Economic Sociology to the organizational theory. Therefore, the author presents five themes approached by the Economic Sociology that have connections with demands and lacunas of the organizational theory: institutional analysis of the markets, competition, business groups, entrepreneurship, solidary economy. In each theme, the author indicates the main studies and the improvement possibilities that the approach with Economic Sociology can bring to the organizational theory.
  • A racionalidade, a cultura e o espírito empresarial

    Cappellin, Paola; Giuliani, Gian Mario

    Resumo em Português:

    O artigo busca a articulação das noções de racionalidade, interesse, valores e cultura. Na sociologia weberiana, a racionalidade é associada ao capitalismo moderno e ao "espírito empresarial". Outros autores (Off, Hirschman, Veblen, Simmel, Elster) têm discutido quão difícil é a realização do encontro entre o "moderno" e o "racional". Destas análises, é possível apontar duas questões relevantes para o estudo da problemática empresarial. A primeira é que o desenvolvimento do capitalismo tem, de fato, imposto e universalizado a racionalidade econômica, porém não a tornou nem homogênea nem independente da influencia da cultura. A segunda diz respeito à influência dos valores sobre a racionalidade econômico-empresarial, formulando normas e regras que dão fundamento e orientam as ações e iniciativas para a manutenção do patrimônio e para a realização do lucro. Pode-se então falar de "cultura de empresa" que leva a refletir sobre um conjunto de formas de regulação cultural das empresas, formas que são herdadas de uma longa história industrial e que devem ser ponderadas por produzirem efeitos sistemáticos. Com isso, o "espirito empresarial", como expressão da racionalidade capitalista, pode ser enriquecido por dimensões que incluem um conjunto de práticas e valores fundados em referências advindas de diferentes ambientes, familiar, territorial, político e social. Conclui-se que as empresas não podem ser vistas exclusivamente sob a ótica organizacional, já que estas são inseridas em uma cultura de uma sociedade, de uma região, das tradições e organizações profissionais. Também, as empresas conseguem ter influências sobre diversas dimensões da vida social, estabelecendo elos e trocas com as instituições, grupos e comunidades.

    Resumo em Francês:

    L' article porte sur le lien entre les notions de rationalité, d'intérêt, de valeurs et de culture. Dans la sociologie weberienne, la rationalité est associée au capitalisme moderne et à l'"esprit d'entrepreneur". D'autres auteurs (Off, Hirschman, Veblen, Simmel, Elster) traitent de la difficulté de réunir le moderne et le rationnel. Leurs analyses conduisent à certaines questions incontournables pour l'étude de la firme. Tout d'abord, le développement du capitalisme a imposé et universalisé la rationalité économique, mais il n'a pas rendu ce processus homogène ni indépendant de l'influence de la culture. Ensuite, les valeurs affectent la rationalité économique en créant des normes et des règles, qui orientent les actions et les initiatives dans le but de garantir le patrimoine et les profits. Il est possible de parler de "culture de la firme", ce qui conduit à prendre en considération les formes de régulation culturelle de la firme. De telles régulations proviennent d'une histoire industrielle longue et doivent être comprises car elles produisent des effets systématiques. L'"esprit entrepreneurial", comme expression de la rationalité capitaliste, peut être enrichi par de plus vastes dimensions qui incluent les valeurs et les pratiques provenant de différents environnements culturels, comme la famille, la communauté, les organisations politiques et sociales. En conclusion, les firmes ne peuvent être saisies uniquement sous l'angle organisationnel, car elles font partie d'une culture régionale et sociale et tissent des liens avec les cultures professionnelles et leurs organisations. En outre, les firmes peuvent affecter différentes dimensions de la vie sociale, en établissant des liens et des échanges avec les institutions, les groupes et les communautés.

    Resumo em Inglês:

    The essay deals with the connection among the notions rationality, interest, values, and culture. In the weberian sociology, rationality is associated to the modern capitalism and to the "entrepreneurial spirit". Other authors (Off, Hirschman, Veblen, Simmel, Elster) discussed how difficult is to joint the modern and the rational. Their analyses lead to some questions, which are relevant to the study of firm issues. Firstly, the development of the capitalism really imposed and universalized the economic rationality, but it did make this process neither homogeneous, nor independent from the culture influence. Secondly, values affect the economic rationality creating norms and rules, those orient actions and initiatives in order to maintain the patrimony and have profits. It is possible to speak about "firm culture" that leads to consider the firm's cultural regulations forms. Such regulations are inherited from a long industrial history and have to be understood because they produce systematic effects. The "entrepreneurial spirit", as the capitalistic rationality expression, can be enriched by larger dimensions including values and practices coming from different cultural environments, such as family, community, political and social organizations. In conclusion, firms cannot be seen on the only organizational optic, because they are part of a regional and social culture and they are linked to professional cultures and their organizations. In addition, firms are able to affect different dimensions of the social life, setting-up links and exchanges with institutions, groups, and communities.
  • Distributing intelligence and organizing diversity in new media projects

    Girard, Monique; Stark, David

    Resumo em Português:

    Este artigo examina como as empresas de web design exploram e experimentam formas e fontes de valor que configuram a nova economia. Centrando o foco na engenharia cooperativa de equipes transdisciplinares de web design, examina-se a emergência de sites como acordos provisórios entre disciplinas heterogêneas, na medida em que negociam soluções de compromisso entre critérios de desempenho em competição.

    Resumo em Francês:

    Cet article examine comment les entreprises de web design explorent et essayent les formes et sources de valeur qui configurent la nouvelle économie. L'analyse est concentrée sur le génie collaboratif des équipes transdisciplinaires de web design, pour examiner comment les websites émergent en tant que des ententes provisoires entre disciplines hétérogènes danss la mesure où ils négocient des solutions de compromis entre critères de performance em compétition.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines how web design firms in the new media industry probe and experiment with possible forms and sources of value giving shape to the new economy. Focusing on the collaborative engineering of cross-disciplinary web-design project teams, we examine how websites emerge as provisional settlements among the heterogeneous disciplines as they negotiate working compromises across competing performance criteria.
  • Novas tendências no estudo do conhecimento, economia & sociedade Resenhas

    Freitas, Christiana
  • Sobre a sociologia econômica de Max Weber Resenhas

    Amaral, Roniere Ribeiro do
  • Caráter e trabalho no novo capitalismo Resenhas

    Siqueira, Tânia Cristina Alves de
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