Acessibilidade / Reportar erro
Sociedade e Estado, Volume: 20, Número: 2, Publicado: 2005
  • Editorial

    Bandeira, Lourdes; Costa, Arthur Trindade
  • Apresentação Dossiê: Sociologia Da Arte Hoje

    Teixeira, João Gabriel Lima Cruz
  • A sociologia da arte e da cultura na França: o estado da questão

    Péquignot, Bruno

    Resumo em Português:

    A sociologia das artes e da cultura desenvolveu-se cedo na França, com o surgimento de muitas publicações desde o fim do Século 19. Pode-se distinguir dois grandes períodos: o primeiro vai dos anos 30 do Século 20 a 1985, com o desenvolvimento de várias tendências importantes que continuam marcando esta subdisciplina; o segundo começa com as jornadas internacionais organizadas por Mme. Raymonde Moulin, em Marseille, em 1985, com um desenvolvimento espetacular, sem dúvida resultante de um forte apoio do Ministério de Cultura após Jack Lang. Este artigo apresenta um histórico desse dinâmico setor da Sociologia na França e como estão os debates hoje em dia.

    Resumo em Francês:

    La sociologie des arts et de la culture s'est très tôt développée en France, puisque dès la fin du 19è siècle il y a plusieurs publications. Puis on peut distinguer deux grandes périodes, la première va des années 30 du vingtième siècle à 1985 et voit se développer plusieurs tendances importantes qui continuent à marquer cette sous-discipline; la seconde commence avec les journées Internationales organisées par Mme Raymonde Moulin à Marseille en 1985, c'est le début d'un développement tout à fait spectaculaire sans doute permis par un soutien fort du Ministère de la Culture depuis Jack Lang. L'article cherche à présenter cette histoire et l'état des débats aujourd'hui dans ce secteur dynamique de la sociologie en France.
  • Ascenção e queda da sociologia da cultura: trazendo as artes de volta

    Zolberg, Vera L.

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta as discussões internas mais correntes, entre os pesquisadores do campo da sociologia da arte, mais particularmente, os posicionamentos de especialistas, participantes de um fórum em cultura organizado em 2001. No seu texto, Vera Zolberg destaca, sobretudo, a necessidade da sociologia da arte reter tanto as suas raízes humanistas como as científicas. A autora lembra que a sociologia da cultura se desenvolveu a partir da sociologia da arte, nas duas últimas décadas. Em seguida, resume as principais tendências e interesses dos pesquisadores presentes ao fórum, mostrando a fluidez de suas possibilidades e capacidades criativas. Faz referência á produção mais recente, provando que a estética se constitui em parte crucial dos estudos sociológicos sobre a arte. Segundo Vera Zolberg, é chegada a hora de trazer as artes de volta.

    Resumo em Inglês:

    This articles brings up the most recent, internal discussions among researchers in the field of the sociology of arts, more precisely the thiking of experts who participated in a forum of culture organized in 2001. In her writing, Vera Zolberg accentuates, overall, the need for sociology of art to retain both its humanistic and scientific roots. She reminds that sociology of culture has developed from the sociology of art in recent decades. Next, she summarizes the tendencies and interests of researchers in the forum, by showing the fluidity of its possibilities and creative capacities. She mentions the most recent production in the field, proving that aesthetic elements play a crucial part in the sociological studies about the arts. According to Vera Zolberg, it is time to bring the arts back.
  • La reinvención de la política cultural a escala local: el caso de Barcelona

    Morató, Arturo Rodríguez

    Resumo em Espanhol:

    Entre su voluntariosa instauración en los años 60 y el giro economicista que tuvo en la década de los 80, las políticas culturales cubrieron un ciclo de progresvo agotamiento y desestructuración. Pero esta devira supuso paralelamente umimportante realce de la política cultural local. Esta tendencia se vio luego muy potencial por el giro empreededor de la política urbana, que ha hecho de la cultura un elemento central de las nuevas estrategias de desarrollo territorial. Gracias a este impulso se está conformando últimamente un nuevo modelo de política cultural en el ámbito local que viene a sustituir al decliante paradigma clásico de las políticas culturales, que era de base nacional. El artículo muestra la lógica de este processo de sustitución y examina en concreto el proceso de reinvención de la política cultural a escala local. Este examen se centra en el caso de Barcelona, que es un caso ejemplar a este respecto.

    Resumo em Inglês:

    After its inception in the 1960's and until the economic turn of the 1980's, the cutural policy has completed a cycle of increasing debasement. However, at the same time, this evolution has also entailed an important enhancement of the local cultural policy. Afterwards, this trend has been even more exacerbated by the entrepreneurial turn of the urban policy, which has turned culture into a central element of the new strategies of territorial development. Thanks to this impulse, a new model of cultural policy is lately taking shape in the local sphere substituting the declining classical paradigm of cultural policy of national scope. The article shows the logic of this substitution process and examines, in particular, the cultural policy recreation process in the local sphere. This analysis focuses on the case of Barcelona, which is an exemplary case in the this regard.
  • O mercado de galerias e o comércio de arte moderna: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960 Dossiê: Sociologia Da Arte Hoje

    Bueno, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Os anos 50 no Brasil transitaram do Nacionalismo de Vargas ao Desenvolvimento de JK, passando pela implantação definitiva de uma sociedade urbana modernizada. Sintonizada com a atmosfera desponta uma geração, imbuída de uma nova sensibilidade estética e novos hábitos de consumo. Neste universo criou-se a base da primeira estrutura de mercado de arte no país, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, tendo como condutor as galerias privadas de arte moderna e comtemporânea.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil, the 1950's from the nationalism of Vargas to the developmentism of JK, passing through the definitive implantation of a modernized urban society. Tuned with the atmosphere, a generation is born, impregnated with a new habit of consumption. In this universe, the basis for the first structure of art market in the country was created in the cities of São Paulo and Rio de Janeiro, having as conductores the private galleries of modern and contemporary art.
  • A arte é mais forte do que a ciência? O confronto entre expertise de estilo e expertise de ciência em uma querela sobre a autenticidade de uma obra de arte: o caso Sésostris III

    Quemin, Alain

    Resumo em Português:

    Uma das dimensões da expertise artística consiste em se pronunciar sobre a autenticidade das obras e, por isso, os experts dispõem de diferentes métodos e recursos. Se, tradicionalmente, o essencial dos argumentos provinha do registro estilístico, da maneira de execução que permitia atribuir esta ou aquela obra a um artista, depois, os novos métodos científicos (testes químicos, de termoluminiscência…), baseados no estudo das propriedades físicas das obras, conheceram um desenvolvimento considerável. Este texto propõe-se a analisar um caso exemplar de controvérsia sobre a autenticidade de uma obra, uma estátua do faraó egípcio Sésostris III, que deu causa a um confronto entre argumentos estilísticos e argumentos científicos (aqui entendidos no sentido de ciências "duras") e estudar como os argumentos opostos foram recebidos por terceiros, como a Justiça, às vezes convocados in fine para solucionar os casos mais delicados.

    Resumo em Francês:

    L'une des dimensions de l'expertise artistique consiste à se prononcer sur l'authenticité des œuvres et, pour cela, les experts disposent de différentes méthodes et ressources. Si, traditionnellement, l'essentiel des arguments relevait du registre stylistique, de la manière de procéder qui permettait d'attribuer telle ou telle œuvre à un artiste, de nouvelles méthodes scientifiques (tests chimiques, de thermoluminescence…) fondées sur l'étude des propriétés physiques des œuvres, ont, depuis, connu un développement considérable. Le présent texte se propose d'analyser un cas exemplaire de controverse liée à l'authenticité d'une œuvre, une statue du pharaon égyptien Sésostris III, qui a vu s'affronter arguments stylistiques et arguments scientifiques (entendus ici au sens de sciences "dures") et d'étudier comment des arguments opposés ont été reçus par des tierces parties comme la Justice, parfois amenée in fine à trancher les cas les plus épineux.
  • A Rússia Americana Artigos

    Maia, João Marcelo Ehlert

    Resumo em Português:

    Este artigo procura analisar interpretações do Brasil assentadas na idéia de que seríamos uma "Rússia Americana". Para tanto, analiso as contribuições de Gilberto Freyre, Otávio Velho e Vicente Licínio Cardoso, e apresento brevemente o caso russo, a partir das obras clássicas de Franco Venturi e Isaiah Berlin. Argumento ao longo do texto que essa percepção de que o Brasil teria uma geografia social "russa" implica a produção de um americanismo específico, que encontra sua maior expressão no pensamento de Vicente Licínio Cardoso e em suas idéias que conjugam fordismo e arielismo.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to analyse Brazil's interpretations founded on the idea that we would be an "American Russia". in order to do so, I analyse the contributions of Gilberto Freyre, Otávio Velho and Vicente Licínio Cardoso, and I briefly present the russian case, using the works of Franco Venturi and Isaiah Berlin. I suggest that this perception implies the production of an especific type of americanism, wich finds its greater expression on the unusual combination between fordism and arielism made by Vicente Licínio.
  • Santo Estado, maldito mercado: de certas esquerdas que são direitas Artigos

    Demo, Pedro

    Resumo em Português:

    É comum na discussão sobre política social e desenvolvimento preservar o Estado e sacrificar o mercado. Historicamente falando, a apreciação positiva do papel do Estado vincula-se ao welfare state, que, mesmo tendo sido fenômeno relativamente curto e restrito - durou por volta de 30 anos e restringiu-se a uma dúzia de países eurocêntricos -, foi marcante em termos de ganhos sociais frente às forças liberais de mercado. Quase sempre, encobre-se aí que o welfare state não redimiu o Estado capitalista, apenas ocasionou uma versão socialmente mais interessante. Do ponto de vista da questão social, as críticas ao mercado (neo)liberal, em geral, são adequadas, mas facilmente encobrem que mercado é instituição histórico-estrutural, tanto quanto o Estado. Assim como há que se distinguir entre Estado como tal e Estado capitalista, há que se distinguir entre mercado como tal e mercado capitalista. Mercado e Estado cumprem papéis essenciais para a política social e o desenvolvimento, em qualquer sociedade e sistema, estando em xeque sua configuração capitalista. Não são nem santos, nem malditos, porque sua qualificação histórica concreta depende da respectiva sociedade. Hoje vemos a tendência do pensamento único de apresentar o mercado capitalista liberal como solução única, como se fora dele não houvesse salvação. É apenas o outro lado da medalha do Estado santificado.

    Resumo em Inglês:

    It's common in the discussion about social policy and development to preserve the State and to immolate the market. Historically speaking, positive appreciation of State's role is bound with welfare state which, although it hat been a relatively short and restrict phenomenon - it lasted about 30 years and was restricted to a dozen of Eurocentric countries -, was remarkable in terms of social gains facing market's liberal forces. Almost always the discussion hides that Welfare State didn't redeem the capitalist State, since it just occasioned one more interesting social version. From the viewpoint of the social question, critics to (neo)liberal market are, in general, adequate, but they easily hide that market is a historic-structural institution, as the State as well. Just as we have to distinguish between State as such and capitalist State, we also have to distinguish between market as such and capitalist market. Market and State fulfill essential roles in social policy e development, in each society and system, being in check its capitalist configuration. They are not saint, nor damned, because their historic concrete qualification depends from the respective society. Today we see the unique thought's tendency of presenting liberal capitalist market as one and only solution, as if outside there will be no salvation. It's simple the other side of the coin of the saint State.
  • Entre o auto-espetáculo e a opinião dos outros Resenhas

    Günther, Luisa
  • Diálogos com o teatro popular no Nordeste Resenhas

    Oliveira, Joana Abreu
  • Atividades de criação nos novos modos de produção e de relações de emprego Resenhas

    Siqueira, Tânia Cristina Alves de
  • Da sacralização da economia à sacralização da política: a teologia da libertação como uma versão católica de rejeição intramundana do mundo Resumos Das Teses E Dissertações Apresentadas No Ppg-Sol/unb De Maio A Agosto De 2005

    Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
  • A mídia e o sentimento de insegurança: estudo de recepção sobre o programa "Barra Pesada" Resumos Das Teses E Dissertações Apresentadas No Ppg-Sol/unb De Maio A Agosto De 2005

    Honorat, Benjamin André
  • Identidade: uma desconstrução crítica com um esboço de teoria e uma análise da identidade nacional e do caso brasileiro Resumos Das Teses E Dissertações Apresentadas No Ppg-Sol/unb De Maio A Agosto De 2005

    Reifschneider, Oto Dias Becker
  • Publicidade e controle social: o papel do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária Resumos Das Teses E Dissertações Apresentadas No Ppg-Sol/unb De Maio A Agosto De 2005

    Paula, Eliane Silva de
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br