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Efeito dos Parâmetros do Proceso de Fricção Agitação para Reforçar Uma Placa de Aluminio Al7075-T651 com TiC

Resumo:

As ligas de alumínio são promissoras para aplicações estruturais nas indústrias aeroespaciais e de transporte devido ao seu elevada relação resistência-peso e excelente resistência à corrosão. Em comparação com as ligas de alumínio não reforçadas e alumínio/compósitos de matriz de alumínio reforçados com fases cerâmicas, exibem maior resistência e características tribológicas melhoradas. Foi desenvolvida uma técnica de modificação superficial, friction stir processing, para a fabricação de superfície de compósitos. Foi investigado o efeito dos parâmetros FSP como número de passes, direção de cada passe e ranhura selado ou não selada. Neste trabalho, nanopartículas de TiC (2% em peso) foram adicionadas à liga de alumínio AA7075-T651 para produzir uma superfície funcional. Foram utilizados parâmetros fixos para a liga AA7075: velocidade de rotação de 1000 rpm, velocidade de deslocamento de 300 mm/min e penetração do pino de 2,8 mm. Microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de força atômica (AFM) foram utilizadas para estudar a microestrutura. Os resultados indicaram que os parâmetros FSP selecionados influenciaram na área da superfície do compósito, na distribuição de partículas de TiC e na microdureza da superfície. Finalmente, a fim de avaliar a taxa de desgaste o teste de pino sobre disco foi realizado.

Palavras-chave:
Processamento por Fricção Agitação (FSP); Nanopartículas; Liga de alumínio 7075; Superfície do compósito; Desgaste

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