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Effects of the heat input in the mechanical integrity of the welding joints welded by GMAW and LBW process in Transformation Induced Plasticity steel (TRIP) used in the automotive industry

Neste trabalho, uma chapa de aço de alta resistência (AHSS - Advanced High Strength Steel) tipo TRIP (Transformation Induced Plasticity) empregado atualmente no setor automotivo foi soldado usando o processo de soldagem a arco com arame solido sob proteção gasosa (GMAW) e soldagem com LASER de CO2 (LBW). As propriedades mecânicas das amostras soldadas quanto a tração e microdureza foram determinadas e os resultados foram relacionados com as microestruturas apresentadas. Verificou-se que a solda com LBW chegou a valores realtivamente altos de dureza na zona fundida (ZF), indicando que a microestrutura resultante foi predominantemente de martensita. Na zona termicamente afetadas (ZTA), encontrou-se uma mistura de fases de bainita e ferrita. Misturas de fases semelhantes foram encontrados na ZTA e na ZF das amostras feitas com o processo GMAW. A microestrutura apresentada não sofreu degradação mecânica quando as amostras foram testadas à tração com todas as fraturas ocorrendo no metal de base (MB). Em contraste, a maioria das amostras de tração soldadas usando LBW falharam por clivagem frágil na região adjacente a ZTA. Aparentemente, nesta região ocorreu uma têmpera devido à dissipação de calor no processo LBW promovendo o crescimento de carbonetos e uma microestrutura relativamente grosseira. Nenhum fragilização foi encontrada que pudesse ser associada com o desenvolvimento da martensita.

aços AHSS; aço TRIP; Soldagem com LASER CO2; GMAW


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