Neste trabalho, uma chapa de aço de alta resistência (AHSS - Advanced High Strength Steel) tipo TRIP (Transformation Induced Plasticity) empregado atualmente no setor automotivo foi soldado usando o processo de soldagem a arco com arame solido sob proteção gasosa (GMAW) e soldagem com LASER de CO2 (LBW). As propriedades mecânicas das amostras soldadas quanto a tração e microdureza foram determinadas e os resultados foram relacionados com as microestruturas apresentadas. Verificou-se que a solda com LBW chegou a valores realtivamente altos de dureza na zona fundida (ZF), indicando que a microestrutura resultante foi predominantemente de martensita. Na zona termicamente afetadas (ZTA), encontrou-se uma mistura de fases de bainita e ferrita. Misturas de fases semelhantes foram encontrados na ZTA e na ZF das amostras feitas com o processo GMAW. A microestrutura apresentada não sofreu degradação mecânica quando as amostras foram testadas à tração com todas as fraturas ocorrendo no metal de base (MB). Em contraste, a maioria das amostras de tração soldadas usando LBW falharam por clivagem frágil na região adjacente a ZTA. Aparentemente, nesta região ocorreu uma têmpera devido à dissipação de calor no processo LBW promovendo o crescimento de carbonetos e uma microestrutura relativamente grosseira. Nenhum fragilização foi encontrada que pudesse ser associada com o desenvolvimento da martensita.
aços AHSS; aço TRIP; Soldagem com LASER CO2; GMAW