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Soldagem & Inspeção, Volume: 21, Número: 4, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Okimoto, Paulo Cesar
  • Aspectos Metrológicos da Técnica Tempo de Voo da Onda Difratada (ToFD) para Utilização em Ensaios Não Destrutivos (ENDs) por Ultrassom Technical Papers

    Mayworm, Ruan Carvalho; Costa-Félix, Rodrigo Pereira Barretto da; Alvarenga, André Victor

    Resumo em Português:

    Resumo Ensaios Não Destrutivos (END) são amplamente utilizados na indústria. Dentre as principais técnicas de END, as mais utilizadas são baseadas no uso do ultrassom. Uma destas técnicas é o Tempo de Voo da Onda Difratada (ToFD). A técnica ToFD baseia-se no uso de duas sondas angulares colocadas paralelamente sobre a mesma superfície, a uma distância fixa uma da outra, conhecida como Probe Center Separation (PCS). O PCS visa obter o foco das ondas sônicas em uma região específica da peça inspecionada, no entanto, o feixe não atinge totalmente a peça. Com a variação do PCS, a peça poderá ser inspecionada por completo. Portanto, foi testado se, por meio da variação do PCS, é possível minimizar a zona morta, aumentando a confiabilidade da inspeção. Concluiu-se que a variação do PCS tem influência direta sobre a identificação das descontinuidades próximas a superfície ou próximas ao fundo do bloco. Evidenciou que, para descontinuidades superficiais, o PCS menor é mais eficaz, enquanto que para descontinuidades próximas ao fundo do bloco, PCS maiores são mais eficazes. Aspectos metrológicos foram considerados neste trabalho de desenvolvimento tecnológico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Non-Destructive Testing (NDT) are widely used in industry. Among the main NDT techniques, the most used are based on the use of ultrasound. One of these is the Time of Flight Diffraction Technique (ToFD). The ToFD is based on the use of two angle transducers placed in parallel on the same surface at a fixed distance from one another, known as Probe Center Separation (PCS). The PCS seeks the focus of sonic waves in a part of the inspected point on which to characterize, however, the beam is not totally reaches the workpiece to be inspected. Therefore, it is believed that with the variation of PCS, the piece may be completely inspected. Therefore, it was tested whether, by varying the PCS is possible to minimize the dead zone, increasing the reliability of inspection. It was concluded that the variation of PCS in ToFD technique has direct influence in the identification of discontinuities near the surface or near the bottom of the piece. It was evident that for surface discontinuities the lowest PCS is more effective, whereas for discontinuities near the bottom, larger PCS are most efficient. Metrology is the base of this research of technological development.
  • Avaliação de Revestimentos de Liga de Níquel 625 Depositados pelo Processo Eletroescória Technical Papers

    Sandes, Soraia Simões; Alvarães, Camila Pereira; Mendes, Matheus Campolina; Araújo, Leonardo Sales; Souza, Luis Felipe Guimarães de; Jorge, Jorge Carlos Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo A aplicação de revestimentos de ligas de níquel é comumente realizada na indústria de petróleo e gás para aumento da vida de equipamentos em ambientes agressivos, dado que este procedimento melhora a resistência à corrosão, sem um aumento significativo do custo de produção quando comparado com equipamentos maciços fabricados com outras ligas. Normalmente, as juntas são soldadas pelos processos de eletrodos revestidos, MIG/MAG ou TIG. Neste aspecto, o processo eletroescória realiza deposições com elevada energia de soldagem e baixa diluição, podendo ser uma opção interessante, uma vez que proporciona uma elevada produtividade, permitindo a soldagem com aplicação de apenas uma camada. O presente trabalho avalia propriedades mecânicas, microestruturais e de corrosão de revestimentos de liga de níquel 625 depositada em aço carbono ASTM A516 Grau 70 pelo processo eletroescória, tanto na condição como soldado quanto tratado termicamente. A deposição foi realizada com uma e duas camadas sobre chapas de dimensão 50x400x400 mm, na posição plana e energia de soldagem média de 11,7 kJ/mm. Após a soldagem realizou-se tratamento térmico a 620°C por 10 horas, sendo esta condição comparada ao estado de como soldado. Os ensaios de dobramento não indicaram evidências de defeitos. A avaliação microestrutural realizada por microscopia ótica (MO), eletrônica de varredura (MEV) e eletrônica de transmissão (MET) mostrou uma microestrutura austenítica para o depósito com pequena fração volumétrica de fases secundárias e o tratamento térmico de alívio de tensões não promoveu mudanças significativas nas propriedades. Na região de grãos grosseiros da zona termicamente afetada (RGGZTA) foi observada a ocorrência de ferrita pró-eutetóide, perlita e bainita para o depósito com 1 camada e basicamente ferrita e perlita refinadas para o deposito com 2 passes devido às baixas taxas de resfriamento. Adicionalmente, não foi verificada evidência de zona parcialmente diluída (ZPD). Os ensaios de corrosão realizados de acordo com a norma ASTM G-48 em amostras retiradas a partir da camada superior do depósito foram considerados satisfatórios, uma vez que não mostraram evidências de pites e a perda de massa foi pequena.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Nickel base alloy weld overlays are commonly used in oil & gas industry to extend the life of equipments under aggressive corrosion environments, since the overlays improve the corrosion resistance without a significant increase the cost of manufacture when compared to massive equipment. Usually, the joints are welded by SMAW, GMAW or GTAW processes. In this respect, the electro slag welding process (ESW), which promotes high heat inputs and low dilution welds, can be an interesting option for this application as it provides a high productivity, once only one layer is necessary. The present work evaluates mechanical, microstructural and corrosion properties of an Alloy 625 weld overlay deposited on ASTM A516 Grade 70 carbon steel by ESW process. The deposition was done with 1 and 2 layers in plates of dimension 50x400x400 mm, in the flat position and an average energy welding 11.7 kJ/mm. After welding, a post weld heat treatment at 620°C for 10 hours was performed, this condition being compared with the as welded condition. Bending tests showed no evidences of cracks. Microstructural evaluation performed using both optical (OM), scanning (SEM) and transmission electron microscopy (TEM) techniques showed an austenitic microstructure of the weld deposit with low proportion of secondary phases for all conditions and the post welding heat treatment did not promote significant changes on the mechanical properties. At the coarse grain heat affected zone (CGHAZ) the occurrence of proeutectoid ferrite, pearlite and bainite were found for 1 layer deposit and refined pearlite and ferrite for 2 layer deposits were the microstructural constituents observed due to the low cooling rate. In addition, no evidences of partially diluted zones (PDZ) were verified. Corrosion tests conducted on samples removed from top layer of weld overlay cladding deposit according to ASTM G 48 Method A Standard were considered satisfactory once no evidences of pittings were verified and the loss of mass was very reduced.
  • Avaliação da Ocorrência de Constrição Mecânica do Arco na Soldagem A-TIG de Aços Inoxidáveis Austeníticos Technical Papers

    Pandolfi, Guilherme S.; Rodrigues, Felipe G. Pinheiro; Modenesi, Paulo J.

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho avalia indícios de constrição do arco pelo isolamento elétrico e térmico por fluxos de óxidos de um componente na soldagem A-TIG de aços inoxidáveis austeníticos. Foram feitas filmagens do arco, medidas de sua tensão elétrica e da morfologia de cordões de solda obtidos com SiO2, Cr2O3 e Al2O3, aplicadas com duas densidades superficiais (30 e 60 g/m2) e aberturas centrais sem fluxo (1, 2 e 4 mm). Os resultados não mostraram mudança significativa na largura do arco nas condições utilizadas, não comprovando uma possível constrição mecânica no arco elétrico devido ao isolamento elétrico e térmico causado pelos fluxos. A filmagem lateral do arco indicou sua deflexão em sentido oposto ao de seu avanço para os três fluxos, sendo o efeito causado pela sílica o mais significativo. A abertura central sem fluxo reduziu a penetração, a área fundida do cordão e a largura do cordão. A ausência de indícios significativos de constrição do arco e a variação do formato do cordão de solda devido à abertura central sem fluxo favorecem o modelo da convecção de Marangoni como o mecanismo responsável pelo aumento de penetração na soldagem A-TIG de aços inoxidáveis austeníticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper evaluates indications of arc constriction by the thermal and electrical insulation caused by oxides of a single component in A-TIG welding of austenitic stainless steels. Changes in arc dimensions, in its electric voltage and in weld bead morphology caused by three oxide fluxes (SiO2, Cr2O3 e Al2O3) applied with two surface densities (30 e 60 g/m2), and with and without a flux free central strip (of 1, 2, and 4 mm) were studied. Results showed no significant change in width of the electric arc for the experimental conditions used, therefore, not supporting a possible mechanical constriction in the electric arc by oxide electrical and thermal insulation. Lateral filming indicated that the arc is delayed by the fluxes with silica causing the strongest effect. The presence of clean central strip in the flux layer decreased weld penetration and weld bead cross section, besides the reduction of the width of the bead. Therefore, the results of the present work seem to support Marangoni convection as the main mechanism responsible for increasing penetration in A-TIG welding of stainless austenitic steels.
  • Análise do Processo de Deposição FCAW de uma Liga de Carboneto de Cromo Aplicando o Planejamento Experimental Central Composite Circumscribed Technical Papers

    Nascimento, Gustavo Medeiros Souza do; Pukasieiwcz, Anderson Geraldo Marenda

    Resumo em Português:

    Resumo O aprimoramento das propriedades dos materiais como a resistência mecânica e a dureza, são importantes para a otimização de sistemas produtivos e redução dos custos de produção. O objetivo desse trabalho foi observar e analisar o comportamento da deposição de uma liga de carboneto de cromo, variando os parâmetros tensão, velocidade de soldagem e velocidade de alimentação do arame, a fim de analisar como estes influenciam a geometria do cordão de solda, microestrutura e dureza, e assim, obter configurações mais favoráveis para a deposição deste revestimento pelo processo de soldagem por arame tubular. Utilizou-se nesta pesquisa arame tubular de carboneto de cromo do tipo “metal cored” e gás de proteção Ar-25%CO2. Na análise do processo de deposição, empregou-se o planejamento experimental Composto Central Circunscrito (CCC). Os resultados foram tratados pelo software Minitab®. Observou-se que a diminuição da diluição foi obtida com o aumento da velocidade de soldagem, 34 cm/min e diminuição da tensão. A melhor relação reforço/largura foi obtida com uma tensão na faixa de 22 a 24 V, velocidade de soldagem na faixa de 30 cm/min e velocidade de alimentação do arame entre 1,5 e 4,5 m/min. A maximização da dureza foi obtida para as amostras com menor diluição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The improvement of material properties such as strength and hardness, are extremely important for the optimization of the production system. The aim of this study was observe and analyze the behavior of the chromium carbide alloy deposition, varying arc tension, welding speed and wire feed speed in order to analyze welding bead geometry, microstructure and hardness, observing the most favorable configurations for the deposition of the chromium carbide alloy deposited by tubular wire welding process. It was used a cored wire chromium carbide wire and an Ar-25% CO2 protective gas. For the analysis of the deposition process, a Central Composite Circumscribed (CCC) experimental design was used. The hardness and geometry of the weld bead were treated by Minitab software. The weld bead geometry analysis indicated that the decrease of the dilution was obtained by increasing the welding speed 34 cm/min and decrease of the arc tension. The best height/width ratio was obtained with the arc tension between 22 and 24 V, welding speed in the range of 30 cm/min and between 1.5 and 4.5 m / min wire feed speed . The results indicated that the hardness increase with the dilution reduction.
  • Avaliação da Influência do Regime Térmico em Ambos os Lados da Junta na Soldagem Orbital Technical Papers

    Nascimento, Lucas Alves do; Vilarinho, Louriel Oliveira; Fernandes, Diandro Bailoni

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente trabalho é a análise qualitativa da variação de temperatura em ambos os lados da junta soldada, de forma a verificar se esta variabilidade pode ter contribuído no aparecimento de descontinuidades, em destaque a falta de fusão lateral. O aparecimento da descontinuidade pode estar relacionado com a diferença de temperatura em ambos os lados da junta, causada como por exemplo pela quantidade de massa desigual nos dois lados. Para determinar se essas características interferem, foram realizadas soldagens em dutos testes com 3 tubos e 2 tubos, observando-se o regime térmico em pontos simétricos com uso de uma câmera termográfica. As soldagens foram conduzidas em progressão descendente e mecanizada, utilizando-se arame ER70S-6 com 1,2 mm de diâmetro, protegido pela mistura de Ar+25%CO2 com vazão de 15 l/min em dutos de aço carbono API 5L X42 de 8” de diâmetro e 8,0 mm de espessura. O material foi depositado em junta de topo com chanfro em V e bisel de 15º, 1 mm de altura de nariz, 3 mm de abertura de raiz e sem cobre-junta. Para a junta proposta foi avaliado o processo GMAW derivativo STT (Surface Tension Transfer). Conclui-se que a diferença da temperatura nos lados do duto não afeta a soldagem em geral, sendo a diferença máxima de temperatura entre ambos os lados para pontos simétricos de 4 °C. Já a montagem com dois ou três seções de tubos testes não interferiu significativamente nos resultados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work presents a qualitative analysis of the decrease or increase of the difference temperature in the pipeline through graphics in order to verify if the mass difference and unknown parameters (density etc.) existing on both sides of the installation contributes to the emergence of discontinuities (highlighted the lack of lateral fusion). To determine if these characteristics affect, were carried welds in pipe, observing the thermal flow with use of a thermographic camera in order to analyze the variation of temperature in symmetrical points. The welds were carried out in downhill progression by using orbital displacement device (mechanized welding), ER70S-6 wire with 1.2 mm diameter and Ar+25%CO2, as shielding gas (15 l/min). The material was deposited on butt V joint with 15º bevel, 1 mm of root face and 3 mm root opening, without backing. For the proposed joint, GMAW processes with short-circuit metal transfer was assessed the derivative mode by using commercial power source namely STT (Surface Tension Transfer). In this context, decrease and increase temperature was investigated for root pass and filling pass. Were carried out a total of 12 welds (6 root pass and 6 filling passes) in two test pipe (with 3 tubes and 2 tubes). After, the recording files ceded by the thermographic camera were decoded and analyzed with of Matlab and OriginPRO® software. The results showed that the rate decrease of temperature the in both sides of the pipe doesn't affect the welding generally because the temperature difference in both sides for symmetrical points in the worst case it's 4 °C.
  • Evaluación del Deterioro de los Electrodos al Incrementar el Número de Pulsos del Tiempo de Soldadura en Aceros IF y HSLA Galvanizados y la Afectación de las Propiedades Mecánicas en los Puntos de Soldadura Technical Papers

    Delgado-Pamanes, Miguel Fernando; Maldonado-Ruiz, Simitrio Ignacio; Guerrero-Mata, Martha Patricia; Olvera-Vázquez, Zeydy Lizbeth

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La soldadura de resistencia por puntos, es el método más importante en la industria ensambladora de carrocería autoportante o monocasco debido a su automatización, su rapidez, flexibilidad de soldar piezas con forma compleja, es económico debido a que no requiere metal de aporte, además de la posibilidad de aplicar pulsos de precalentamiento y de postcalentamiento para mejorar la soldabilidad del punto de soldadura, el cual se define como la capacidad de la estructura de proporcionar protección adecuada a los pasajeros contra lesiones en caso de una colisión, principalmente depende de la integridad y rendimiento mecánico del botón de soldadura. Para extender la vida de los vehículos se producen aceros galvanizados. Sin embargo, los recubrimientos de cinc han incrementado la dificultad de soldabilidad, siendo necesarias corrientes mayores en el proceso, pues se presenta una menor resistencia en la interfase de soldadura debido a una mejor conductividad eléctrica. Este trabajo investiga el efecto del galvanizado en la disminución de la vida de los electrodos, por esta razón, se deduce una pérdida en las propiedades mecánicas en los botones de soldadura conforme se aumenta el número de puntos de soldadura. El objetivo principal del presente estudio es correlacionar el desgaste de los electrodos con las propiedades mecánicas de los botones de soldadura. El procedimiento experimental consiste en hacer 1.000 puntos de soldadura; para cada vigésimo quinto punto de soldadura a partir del primero, los cuales se examinaron por estereoscopia, ensayos de dureza, ensayos de desbotonamiento y ensayos de tensión al corte. En el desgaste del electrodo, se evaluó la cara por impresión en papel carbón, microscopia óptica y espectroscopia de rayos-X (EDX).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Resistance welding points, is the most important method in the assembly industry of unibody because of its automation, which is defined as the ability of the structure to provide adequate protection to passengers against injury from a collision, mainly depends on the mechanical performance of the weld nugget. To extend the life of vehicles produced coated steels. However, zinc coatings have increased the difficulty of weldability due to it being higher currents needed in the process because less resistance is presented at the welding interface due to improved electrical conductivity. This work investigates the effect of affecting the galvanized decrease electrode life, for this reason, a lost follows in the mechanical properties in the weld buttons as the number of weld points is increased. The main objective of this study is to correlate the wear of the electrodes with the mechanical properties of welded buttons. The experimental procedure involves making 1.000 welding points. Where every twenty-fifth for each welding point from the first, which were examined by stereoscopy, hardness tests, tests unbuttoning (PTS-English acronym, peel sample test) and shear stress. In the electrode wear, the face by printing carbon paper, optical microscopy and spectroscopy (EDX) X-ray was evaluated.
  • Revestimento de Níquel Depositado pela Soldagem MIG e MIG com Arame Frio Technical Papers

    Mota, Carlos Alberto Mendes da; Nascimento, Alexandre Saldanha do; Garcia, Douglas Neves; Silva, Diego Almir Silva da; Teixeira, Felipe Ribeiro; Ferraresi, Valtair Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta um estudo das características operacionais, geométricas e microestruturais de soldas MIG e MIGAF (MIG com arame frio) aplicadas no revestimento de chapa de um aço AISI 1020, com uma superliga de níquel ER NiCrMo-4, tipo Hastelloy 276C. A soldagem foi automatizada, na posição plana, e realizada por uma fonte eletrônica em CC+ com aquisição instantânea dos oscilogramas de corrente e tensão de soldagem. As variáveis de entrada foram às velocidades do arame eletrodo e do arame frio, e a velocidade de soldagem. Foram avaliadas a operacionalidade dos processos e o efeito da energia de soldagem sobre as características geométricas (reforço e largura), diluição, microestrutura e microdureza do revestimento. Os resultados indicaram um bom desempenho operacional, a ausência de defeitos nos passes isolados e nos revestimentos para as soldagens com MIGAF. Além disso, constataram-se menores níveis de diluição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents a study about the operational, geometrical and microstructural characteristics of GMAW and GMAW-CW (GMAW Cold Wire) welds applied on a coating of steel AISI 1020 plate, with a nickel superalloy ER NiCrMo-4, Hastelloy 276C type. The welding was automated in flat position, and executed with an electronic source on DC+ and having instantaneous acquisition of the welding voltage and current oscillograms. The input variables were the speeds of the electrode and cold wires and the welding speed. It was evaluated the operational processes and the effect of heat input on the geometrical characteristics (reinforcement and width), dilution, microstructure and microhardness of the coating. The results indicated a good operating performance, the absence of defects in single passes and in the GMAW-CW coatings. Furthermore, it has been found the lowest level of dilution.
  • Preparação de Superfície para Medição de Tensões Residuais em Soldagem por DRX Artigos Técnicos

    Mishchenko, Andrii; Oliveira, Bruno José de; Scotti, Américo

    Resumo em Português:

    Resumo: A característica típica do método de medição das tensões por Difração de Raio X (DRX) é que as medições ocorrem numa camada superficial. As chapas de aço vêm com superfícies alteradas (tensões residuais ou rugosidades inerentes ao material) por processos de laminação, limpeza (jateamento, esmerilhagem) e até por corrosão. Por isto, a preparação da superfície previamente à medição das tensões residuais é essencial, apesar de nem sempre ser observada ou haver procedimentos padronizados. A recomendação geral é remover uma camada micrométrica para não mascarar as tensões causadas pela soldagem. Neste trabalho, foi avaliado o uso de um processo eletrolítico portátil e mecanizado, para remoção de material em superfícies de chapas de aço ANBT 1020 e AISI 304. Estudou-se composições químicas para soluções eletrolíticas e a influência da corrente sobre a quantidade de material removido, tempo de remoção e temperatura durante o processo. Como resultado, encontrou-se soluções químicas e parâmetros não austeros que permitiram a remoção de cerca de 300 µm em um tempo razoável. Uma maior corrente reduz o tempo de remoção, mas aumenta o consumo da solução e temperatura da peça (que, por efeito colateral, poderia chegar a alterar a microestrutura ou gerar tensões térmicas). Além disso, foi demostrado a influência dos parâmetros de remoção sobre a operacionalidade do processo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: A characteristic feature of the X Ray Diffraction (XRD) method for stress determinationt is that measurements occur at a thin surface layer. Steel sheets come with surfaces modified by lamination, cleaning (sandblasting, grinding) and even corrosion, which induce residual stresses or roughness inherent to the material. Therefore, surface preparation prior to the residual stress measurement is essential, although no standard procedure seems to be available. A general recommendation is to remove a thin layer so that only residual stresses related to the welding process will be measured. In this study, the use of portable electrolytic equipment was evaluated for mechanized surface material removal. Chemical compositions of electrolytic solutions and the influence of current on the removed material, removal time and temperature during the process were studied. As a result, a suitable chemical solution for electroetching of low carbon steel was developed and a set of “soft” parameters that allowed the removal of about 300 um in a reasonable time was found. Higher currents reduce the removal time, yet increasing the consumption of the solution and plate temperature (which could adversely alter the microstructure or generate thermal stresses). Furthermore, the influence of these parameters on the operability of the process was demonstrated.
  • Efeito dos Parâmetros do Proceso de Fricção Agitação para Reforçar Uma Placa de Aluminio Al7075-T651 com TiC Technical Papers

    García-Vázquez, Felipe; Vargas-Arista, Benjamín; Muñiz, Rodrigo; Ortiz, Juan Carlos; García, Héctor Hernández; Acevedo, Jorge

    Resumo em Português:

    Resumo: As ligas de alumínio são promissoras para aplicações estruturais nas indústrias aeroespaciais e de transporte devido ao seu elevada relação resistência-peso e excelente resistência à corrosão. Em comparação com as ligas de alumínio não reforçadas e alumínio/compósitos de matriz de alumínio reforçados com fases cerâmicas, exibem maior resistência e características tribológicas melhoradas. Foi desenvolvida uma técnica de modificação superficial, friction stir processing, para a fabricação de superfície de compósitos. Foi investigado o efeito dos parâmetros FSP como número de passes, direção de cada passe e ranhura selado ou não selada. Neste trabalho, nanopartículas de TiC (2% em peso) foram adicionadas à liga de alumínio AA7075-T651 para produzir uma superfície funcional. Foram utilizados parâmetros fixos para a liga AA7075: velocidade de rotação de 1000 rpm, velocidade de deslocamento de 300 mm/min e penetração do pino de 2,8 mm. Microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de força atômica (AFM) foram utilizadas para estudar a microestrutura. Os resultados indicaram que os parâmetros FSP selecionados influenciaram na área da superfície do compósito, na distribuição de partículas de TiC e na microdureza da superfície. Finalmente, a fim de avaliar a taxa de desgaste o teste de pino sobre disco foi realizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Aluminum alloys are very promising for structural applications in aerospace, military and transportation industries due to their light weight, high strength-to-weight ratio and excellent resistance to corrosion. In comparison to unreinforced aluminum alloys, aluminum/aluminum alloy matrix composites reinforced with ceramic phases exhibit higher strength and hardness, improved tribological characteristics. A novel surface modifying technique, friction stir processing (FSP), has been developed for fabrication of surface composite with an improved performance. The effect of FSP parameters such as number of passes, direction of each pass, sealed or unsealed groove on microstructure was investigated. In this work, nano-particles of TiC (2% in weight) were added to aluminum alloy AA7075-T651 to produce a functional surface. Fixed parameters for this AA7075 alloy were used; rotation speed of 1000 rpm, travel speed of 300 mm/min and pin penetration of 2.8 mm. Optical microscopy (OM), scanning electron microscopy (SEM) and atomic force microscopy (AFM) were employed to study the microstructure of the fabricated surface composites. The results indicated that the selected FSP parameters influenced the area of surface composite, distribution of TiC particles and micro-hardness of the surface composites. Finally, in order to evaluate rate wear the pin on disk test was carried out.
  • Soldabilidad de Polietileno de Alta Densidad Usando Soldadura por Fricción-agitación con una Herramienta de Hombro no Rotacional Technical Papers

    Romero, Yorledis Macea; Moreno, Mirley Moreno; Cardozo, Beatriz Arrieta; Rueda, William Plata; Pacheco, Salomón Consuegra; Unfried-Silgado, Jimy

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este trabajo se estudió la soldabilidad de polietileno de alta densidad (PEAD) mediante el proceso de soldadura por fricción agitación (SFA), usando dos herramientas diferentes, una convencional y otra con hombro no rotacional, denominada no convencional. La evaluación comparativa fue realizada bajo combinaciones de los parámetros de velocidad de rotación (vW) y velocidad de avance (vA) ajustados para cada herramienta. La soldabilidad fue valorada con base en inspección visual, la presencia de discontinuidades mediante estereoscopia y microscopia confocal y la dureza en las juntas soldadas. Como resultado se obtuvo que la herramienta no convencional permitió obtener juntas soldadas libres de discontinuidades y con excelente apariencia externa gracias al menor calor aportado. La dureza en la zona agitada fue menor a la del material base, mostrando comportamientos diferenciados en los lados de avance y retroceso en función de los parámetros de proceso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this work was studied the weldability of high density polyethylene (HDPE) using friction stir welding (FSW) process, and two kind of tools, denominated conventional, and non-conventional tool, which has a non-rotating shoulder. Evaluation was performed using combination of parameters of rotation speed (vW) and welding speed (vA), which were adjusted for each type of tool. Weldability was estimated based on visual inspection, the presence of discontinuities, and tests of stereoscopy and confocal microscopy, and hardness in welded joints. Results shows that the unconventional tool obtains welded joints free of discontinuities and an excellent external appearance due to low heat input. The hardness decreased in the stirred zone compared to material base, showing different behavior on the retreating and advancing sides, depending on the process parameters.
  • Efeito do Pré-aquecimento e de Único e Múltiplos Passes no Grau de Porosidade, Oxidação e Microdureza de um Revestimento de Aço Inoxidável Duplex Depositado por Aspersão Térmica Chama Arame Technical Papers

    Silva, Valdir Celestino da; Paredes, Ramón Sigifredo Cortés

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito do pré-aquecimento e de único e múltiplos passes no grau de porosidade, oxidação e microdureza no processo de revestimento obtido por aspersão térmica chama arame. A oxidação ao ar de partículas aspergidas após ancoragem afeta o desempenho para o aço inoxidável duplex AF2209 depositado por aspersão térmica chama arame em substrato de aço estrutural pré-aquecido com maçarico à diferentes temperaturas. O percentual de óxidos e poros foram medidos e quantificados por microscopia óptica com auxilio de software de análise de imagem. Imagens por MEV e a dureza Vickers dos óxidos e panquecas indicam que a oxidação aumenta com o pré-aquecimento e com a deposição de múltiplos passes. Os resultados indicam que maiores pré-aquecimentos e a deposição de múltiplos passes reduzem a fragmentação das partículas, mas aumenta a quantidade de óxidos. Observa-se também que o reaquecimento da camada reduz a microdureza Vickers média dos óxidos e panquecas da condição de único passe para a condição de múltiplos passes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work aims to study the effect of preheating and single and multiple passes on the degree of porosity, oxidation and microhardness in the coating process obtained by wire flame thermal spraying. The air oxidation of sprayed particles after splat affects the performance for duplex stainless steel AF2209 deposited by wire flame thermal spraying on structural steel substrate preheated with torch at different temperatures. The oxide and pore percentage were measured and quantified by optical microscopy with the aid of image analysis software. Images by SEM and the Vickers hardness of oxides and pancakes indicate that oxidation increases with preheating and with the deposition of multiple passes. The results indicate that higher preheaters and the deposition of multiple passes reduce the fragmentation of the particles, but increases the amount of oxides. It is also noted that coating reheating reduces the Vickers mean microhardness of the oxides and pancakes from the single pass condition to the multiple pass condition.
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