Acessibilidade / Reportar erro

Ação afirmativa nos Estados Unidos: breve síntese da jurisprudência e da pesquisa social científica

Affirmative Action in the United States: A Short Summary of the Law and Social Science** ** Tradução Carolina Fernandes. Revisão técnica Karl Monsma.

Este artigo pretende apresentar sucintamente aos leitores não familiarizados com a ação afirmativa nos Estados Unidos seus antecedentes históricos e atual status legislativo e, de maneira mais abrangente, abordar questões empíricas das ciências sociais relacionadas com a ação afirmativa. Abordam-se especificamente as falhas e/ou limitações da pesquisa que sustenta a hipótese da disparidade educacional, da evidência empírica da "disparidade científica", e a afirmação de que a ação afirmativa baseada em classe social seria tão ou quase tão eficaz na promoção da diversidade racial quanto a ação afirmativa baseada em raça. Examinam-se especificamente os trabalhos de Richard Sander, Richard Kahlenberg, Doug Williams e Peter Arcidiacono. O artigo também afirma que o casoBakke, que apresentou, pela primeira vez, uma decisão da Suprema Corte sobre a ação afirmativa, desvirtuou a jurisprudência a respeito da ação afirmativa na educação e as discussões sobre o tema, de modo a provocar efeitos lamentáveis e duradouros.

Raça; Classe social; Diversidade racial; Educação superior; Discriminação positiva


Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43111 sala 103 , 91509-900 Porto Alegre RS Brasil , Tel.: +55 51 3316-6635 / 3308-7008, Fax.: +55 51 3316-6637 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revsoc@ufrgs.br