Acessibilidade / Reportar erro

Fungos associados a frutos e sementes de imbuia (Ocotea porosa Ness. L. Barroso)

COMUNICAÇÕES

Fungos associados a frutos e sementes de imbuia (Ocotea porosa Ness. L. Barroso)

Suelen Santos RegoI; Álvaro Figueredo dos SantosI; Antônio Carlos de Souza MedeirosI; David de Souza Jaccoud FilhoII

IEmbrapa Florestas, C P 319, CEP 83411-000, Colombo, PR. E-mail: alvaro@cnpf.embrapa.br

IIUEPG, Ponta Grossa, PR

A imbuia (Ocotea porosa Ness. L. Barroso) é uma espécie arbórea que ocorre nas Florestas Ombrófila Mista (Floresta com Araucária) e Ombrófila Densa (Floresta Atlântica). É conhecida pela qualidade e alto valor comercial de sua madeira. Face a sua exploração descontrolada, encontra-se na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e na lista vermelha, categoria rara, no Paraná. A necessidade de preservação dessa espécie requer a disponibilidade de sementes. O objetivo deste trabalho foi detectar fungos associados a frutos e sementes de imbuia.

Os frutos de imbuia foram coletados em árvores matrizes em Canoinhas- SC. Para a detecção dos fungos usaram-se 100 frutos e 400 sementes não desinfestados, através do método do papel de filtro, em quatro repetições. Os frutos e sementes foram colocados em caixas gerbox com duas folhas de papel de filtro umedecidas com água destilada esterilizada. O material foi incubado a 20±1ºC, sob 12 h luz negra/12 h escuro, por sete dias e, então, avaliou-se a incidência de fungos (%).

O delineamento foi inteiramente casualizado e os dados foram analisados pelo modelo linear generalizado, com função de ligação logarítmica e distribuição de Poisson; ajustou-se o modelo Poisson para o delineamento inteiramente casualizado. O valor da deviance do resíduo foi próximo ao do número de graus de liberdade do resíduo, indicando que o modelo ajustou-se bem aos dados. Observou-se diferenças em relação à incidência de fungos entre os dois substratos (frutos e sementes), verificando-se valores mais elevados nos frutos.

Encontraram-se os seguintes fungos potencialmente fitopatogênicos, tanto nos frutos quanto nas sementes: Botryodiplodia sp., Colletotrichum sp., Alternaria sp., Curvularia sp. e Fusarium sp. (Tabela 1), exceto para Pestalotia sp., patógeno para algumas espécies nativas, que foi encontrado apenas nas sementes. Alguns autores já evidenciaram a relação entre fungos nos frutos e nas sementes de pitangueira (Ávila et al. Abrates 5:1,2,3, 2005) e de barbatimão (Silva et al. Abrates 3:3, 2003). Este trabalho mostra essa relação entre frutos e sementes de imbuia.

Data de chegada: 14/08/2007

Aceito para publicação em: 30/06/2008

Autor para correspondência: Álvaro Figueredo dos Santos

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Jan 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Grupo Paulista de Fitopatologia FCA/UNESP - Depto. De Produção Vegetal, Caixa Postal 237, 18603-970 - Botucatu, SP Brasil, Tel.: (55 14) 3811 7262, Fax: (55 14) 3811 7206 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: summa.phyto@gmail.com