Acessibilidade / Reportar erro

Um caso de doença desmielinizante inflamatória semelhante a tumor com envolvimento progressivo de cérebro e medula espinhal

CONTEXTO:

A doença desmielinizante inflamatória tumoral (DDIT) geralmente ocorre no cérebro e raramente na medula espinhal. A DDIT é muito semelhante a tumores tais como gliomas em exames de imagem, o que pode conduzir a diagnóstico e tratamento tardios e incorretos.

RELATO DO CASO:

Por causa de dor de cabeça e discurso incoerente, um homem chinês de 24 anos de idade foi ao hospital com história de duas semanas de infecções respiratórias. Após o tratamento com dexametasona, seus sintomas ficaram ainda piores e a cirurgia foi realizada para fins de diagnóstico. O exame histológico revelou que a lesão era inflamatória. Mais lesões apareceram na coluna vertebral (níveis T3 e T4) após dois meses, e no lobo occipital direito depois de três meses. Depois de tratamento com imunoglobulina intravenosa (IGIV) e metilprednisolona, seus sintomas melhoraram.

CONCLUSÃO:

Lesões progressivas podem danificar o cérebro e a medula espinhal, e prednisolona a longo prazo e terapia de IGIV são benéficas em pacientes DDIT.

Doenças desmielinizantes; Cérebro; Medula espinhal; Radiologia; Patologia


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br