Acessibilidade / Reportar erro

Prevalências de déficit de estatura e de sobrepeso/obesidade em crianças brasileiras, segundo diferentes cenários epidemiológicos: revisão sistemática com metanálise

RESUMO:

CONTEXTO E OBJETIVO:

O panorama nutricional brasileiro revela a coexistência de agravos nutricionais antagônicos, com destaque para as prevalências crescentes de excesso de peso e a persistência de taxas expressivas de desnutrição crônica em grupos vulneráveis da população. Por constituírem importantes problemas de saúde pública, este artigo teve por objetivo verificar as prevalências de déficit de estatura e de sobrepeso/obesidade em crianças brasileiras segundo diferentes cenários epidemiológicos.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Revisão sistemática de estudos de prevalência, desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba.

MÉTODOS:

Os artigos foram pesquisados nos bancos de dados SciELO, Lilacs e PubMed, usando-se palavras-chave específicas. Selecionaram-se artigos publicados entre 2006 e 2014. A revisão foi conduzida por dois revisores de forma independente. Realizou-se revisão sistemática com metanálise, para a qual os estudos foram agrupados em diferentes cenários epidemiológicos.

RESULTADOS:

Dentre os 33 artigos recuperados, 9 envolveram amostras obtidas em creches, 4 de serviços públicos de saúde ou de cadastros sociais, 5 foram referentes a populações com iniquidades sociais e 15 tinham base populacional. Maiores chances de déficit de estatura foram constatadas nas populações com iniquidade social e naquelas provenientes de serviços públicos de saúde ou de cadastros sociais, em relação às populações de referência. Para o sobrepeso/obesidade, nenhum cenário apresentou maior risco do que a referência.

CONCLUSÕES:

Nas crianças brasileiras, o déficit de estatura continua representando um problema de saúde pública de determinação social que atinge, principalmente, populações marginalizadas. Essa problemática coexiste com taxas expressivas de sobrepeso/obesidade que afetam todos os grupos sociais.

PALAVRAS-CHAVE:
Criança; Estatura; Crescimento; Sobrepeso; Obesidade

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br