Acessibilidade / Reportar erro

Poluição ambiental e óbitos devido a acidente vásculo-encefálico em uma cidade com baixos níveis de poluentes: estudo ecológico de séries temporais

CONTEXTO E OBJETIVO:

Pouco se tem discutido sobre o aumento do risco de acidente vascular cerebral após exposição a poluentes do ar, principalmente no Brasil. Os mecanismos pelos quais a poluição pode influenciar a ocorrência de eventos vasculares, tais como acidente vascular cerebral, ainda são pouco compreendidos. O objetivo deste estudo foi estimar a associação entre exposição a alguns poluentes do ar e risco de morte por acidente vascular cerebral.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo ecológico de séries temporais com dados de São José dos Campos, Brasil.

MÉTODOS:

Dados sobre mortes por acidente vascular cerebral em indivíduos de todas as idades que vivem em São José dos Campos e sobre material particulado, dióxido de enxofre e ozônio foram utilizados. A análise estatística utilizou modelo aditivo generalizado de regressão de Poisson com o software Statistica, em modelos "unipollutant" e "multipollutant". Foi calculado o percentual de aumento no risco para o aumento da diferença interquartil.

RESULTADOS:

Houve 1.032 mortes por acidente vascular cerebral, que variou de 0 a 5 por dia. A significância estatística da exposição ao material particulado em modelo "unipoluente" e a importância do material particulado e dióxido de enxofre no modelo "multipoluente" foram verificadas. O aumento do risco foi de 10% e 7%, respectivamente para material particulado e dióxido de enxofre.

CONCLUSÃO:

Foi possível identificar exposição a poluentes do ar como um fator de risco para morte por acidente vascular cerebral, mesmo em uma cidade com baixos níveis de poluição do ar.

Acidente vascular cerebral; Poluentes do ar; Material particulado; Mortalidade; Dióxido de enxofre


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br