Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome de Boerhaave - relato de caso

RESUMO

CONTEXTO:

A síndrome de Boerhaave é uma ruptura longitudinal transmural espontânea do esôfago, normalmente da parte distal. Ela geralmente se desenvolve durante ou após vômitos persistentes como consequência do aumento repentino da pressão intraluminal no esôfago. É extremamente rara na prática clínica. Em 50% dos casos, manifesta-se pela tríade de Mackler: vômitos, dor torácica inferior, enfisema subcutâneo. Hematêmese é uma apresentação incomum porém desafiadora da síndrome de Boerhaave. Em comparação com rupturas de outras partes do tubo digestivo, a ruptura espontânea é caracterizada pela taxa de mortalidade mais elevada.

RELATO DO CASO:

O artigo apresenta uma paciente do sexo feminino de 64 anos de idade, cujo vômito era preto, quatro dias antes do exame, e continha sangue no dia do exame. Os sintomas incluíam dor epigástrica e sufocação. No exame físico, foi verificada hipotensão, taquicardia, dispneia e abdômen inchado e doloroso. Ausculta revelou estertores laterais na inspiração. A ultrassonografia mostrou estômago dilatado, preenchido com conteúdo líquido. Sucção nasogástrica evacuou mais de 1.000 ml de sangue fresco. Esofagogastroduodenoscopia foi abortada imediatamente ao se entrar no esôfago proximal, onde foi observada grande quantidade de sangue fresco. A paciente foi encaminhada com urgência para cirurgia abdominal, durante a qual faleceu. Autópsia estabeleceu diagnóstico de síndrome de Boerhaave e úlcera no bulbo-duodenal.

CONCLUSÃO:

A síndrome Boerhaave deve ser considerada em todos os casos com uma combinação de sintomas gastrointestinais (especialmente dor epigástrica e vómitos) e sintomas e sinais pulmonares (especialmente sufocação).

PALAVRAS-CHAVE:
Esôfago; Ruptura espontânea; Hematêmese; Pneumotórax; Enfisema

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br