Acessibilidade / Reportar erro

Consumo de álcool durante a gravidez e resultados perinatais: um estudo de coorte

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

O consumo de álcool durante a gravidez é um problema social significativo que pode estar associado a resultados perinatais adversos. O objetivo deste estudo foi descrever o consumo de álcool na gestação e avaliar sua associação com recém-nascido de baixo peso, pequeno para idade gestacional e pré-termo.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo de coorte aninhado, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Foram avaliadas 1.370 mulheres e seus recém-nascidos. Foi aplicado às mães um questionário padronizado sobre saúde e hábitos de vida. Antropometria foi realizada nos recém-nascidos. MÉTODOS:Consumo de álcool foi definido como baixo, moderado e elevado segundo a Organização Mundial de Saúde. Foi utilizada análise de regressão logística ajustada.

RESULTADOS:

23% das gestantes consumiram álcool durante a gravidez. A maior parte do consumo ocorreu no primeiro trimestre (14,8%) e diminuiu conforme progredia a gravidez. A mediana de ingestão de álcool foi de 3,89 g (interval interquartil, IIQ = 8 g) por dia. Na análise não ajustada, o consumo de álcool aumentou em quase duas vezes (odds ratio , OR 1,91, intervalo de confiança, IC 95%; 1,25-2,92) o risco de baixo peso, que se reduziu após ajuste (OR 1,62; IC 95%; 1,03-2,54). Não houve associação entre consumo de álcool e pequeno para idade gestacional ou pré-termo. Observou-se maior risco de baixo peso, neonato pequeno para idade gestacional e pré-termo em gestantes simultaneamente fumadoras e bebedoras.

CONCLUSÕES:

O consumo de álcool na gestação foi de 23% e esteve associado independentemente com o baixo peso ao nascer, mas não houve risco para neonato pequeno para idade gestacional e pré-termo.

PALAVRAS-CHAVE:
Consumo de bebidas alcoólicas; Gravidez; Recém-nascido de baixo peso; Recém-nascido pequeno para a idade gestacional; Nascimento prematuro.

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br