Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de obesidade e risco cardiovascular em crianças e adolescentes do município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

CONTEXTO E OBJETIVO:

Estudos demonstram que as complicações metabólicas da obesidade infantil, mesmo silenciosas, aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares na fase adulta. O presente estudo buscou descrever a prevalência de sobrepeso/obesidade, analisando possível relação entre obesidade e demais fatores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo transversal, realizado em universidade.

MÉTODOS:

Foram incluídas 564 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Foi utilizado o índice de massa corporal e a circunferência da cintura para avaliar obesidade. Outros fatores de risco cardiovasculares foram avaliados, como pressão arterial sistólica e diastólica, glicemia, triglicerídeos e colesterol total. Foi utilizada a análise descritiva para caracterização da amostra, teste de qui-quadrado para variáveis categóricas e correlação linear de Pearson para avaliar a relação entre os indicadores de obesidade e demais fatores de risco cardiovasculares.

RESULTADOS:

Foi encontrada alta prevalência de sobrepeso/obesidade entre os escolares (25,3% entre os meninos e 25,6% entre as meninas), assim como obesidade abdominal (19,0%). Escolares com sobrepeso/obesidade apresentaram percentual superior para os indicadores bioquímicos e pressóricos, em comparação aos escolares com baixo peso/normal. Foi encontrada correlação fraca entre índice de massa corporal e circunferência da cintura com as variáveis: idade, pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica (P < 0,001), não havendo correlação entre esses índices de obesidade com as variáveis bioquímicas.

CONCLUSÃO:

A alta prevalência de sobrepeso/obesidade encontrada, bem como sua relação com demais fatores de risco cardiovasculares, demonstram que é necessário o desenvolvimento de estratégias de intervenção e prevenção desde a infância, evitando o aparecimento de doenças crônico-degenerativas na fase adulta.

Obesidade; Pressão arterial; Lipídeos; Glucose; Epidemiologia


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br