Acessibilidade / Reportar erro

Maculopatia bilateral após queimadura elétrica: relato de caso

CONTEXTO:

As queimaduras elétricas representam etiologia importante na abordagem de pacientes vítimas de queimaduras. Lesões extensas e profundas de múltiplos órgãos e sistemas e o acometimento de população jovem economicamente ativa apontam para a necessidade de tratamento multidisciplinar dispendioso, com alto custo socioeconômico para as comunidades. Dentre as lesões permanentes que justificam esse alto custo, as oculares têm local de destaque, porque são amplamente incapacitantes. Embora raras, as lesões do segmento posterior do olho estão associadas a maior incidência de sequelas importantes, merecendo atenção especial para divulgação e discussão dos poucos casos observados.

RELATO DE CASO:

Os autores relatam o caso de paciente vítima de queimadura elétrica com fio de alta voltagem que apresentou maculopatia bilateral, evoluindo com necessidade de abordagem cirúrgica para correção de descolamento de retina e baixa acuidade visual permanente.

CONCLUSÃO:

Este relato destaca a raridade da etiologia da maculopatia e a necessidade de campanhas de prevenção não só das queimaduras em geral, mas especialmente das queimaduras elétricas.

Queimaduras; Queimaduras por corrente elétrica; Retina; Queimaduras oculares; Descolamento retiniano


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br