Acessibilidade / Reportar erro

Expressão de claudina, paxilina e FRA-1 em lesões mamárias não nodulares associadas a microcalcificações

CONTEXTO E OBJETIVO

A literatura tem mostrado a importância de moléculas de adesão na carcinogênese precoce de mama. Objetivamos analisar desequilíbrios precoces de adesão em lesões não nodulares da mama e associação com lesões precursoras, a fim de verificar se essas alterações existem e contribuem com a carcinogênese.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL

Estudo retrospectivo baseado em prontuários médicos, numa clínica radiológica privada em São Paulo, Brasil.

MÉTODOS

Revisamos retrospectivamente prontuários de todas as mulheres consecutivamente atendidas com evidência mamográfica de microcalcificações mamárias, classificadas como tipo 4 do Breast Imaging Reporting and Data System Atlas (BI-RADS) entre agosto de 2006 e julho de 2007. Elas foram submetidas a biópsia estereotáxica. Dados clínicos, radiológicos e histopatológicos foram coletados e ensaios de imunoistoquímica procuraram por claudina, paxilina, HER-2 e FRA-1.

RESULTADOS

No período, 127 pacientes foram avaliadas. Diagnósticos de BI-RADS anteriores tinham 69 casos na categoria 4A, 47 em 4B, e 11 em 4C. A avaliação morfológica mostrou entidades benignas em 86,5%. A maioria das lesões benignas mostrou expressão preservada de claudina, associada a paxilina (P < 0,001). Expressões de paxilina e HER-2 foram correlacionadas. Expressão de FRA-1 associou-se à de HER-2 (P < 0,001).

CONCLUSÕES

Embora já presente em menor quantidade, o desequilíbrio de moléculas de adesão não é necessariamente prevalente em lesões mamárias nodulares e talvez a expressão de FRA-1 possa ter um papel preditivo neste cenário, uma vez que atingiu correlações estatisticamente significativas com o diagnóstico radiológico e morfológico e com o status de HER-2.

Mamografia; Mama; Estudos transversais; Claudinas; Paxilina


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br