Acessibilidade / Reportar erro

Previsão de desfechos relacionados a sepse em neonatos através da genotipagem sistemática de polimorfismos de genes da imunidade inata e inflamação: uma revisão narrativa e perspectiva crítica

CONTEXTO E OBJETIVO:

A sepse neonatal está associada ao parto prematuro e à infecção materna. Estudos em grande escala buscam marcadores que identifiquem neonatos em risco de desenvolver sepse. Examinamos aqui se a evidência científica apoia o uso sistemático de genotipagem dos polimorfismos em genes de citocinas e imunidade inata, para identificar neonatos com risco elevado de sepse.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Revis ão narrativa da literatura, Instituto Fernandes Figueira, Brasil. M ÉTODOS: Busca online da literatura foi feita no PubMed, Embase (Excerpta Medica Database), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Cochrane Library. De mais de 400.000 referências, 548 foram recuperadas com base nos critérios de inclusão/exclusão, e 22, selecionadas para análise detalhada após verificação da qualidade.

RESULTADOS:

Recuperamos estudos de impacto dos polimorfismos em genes relacionados com mecanismos imunes (mais frequentemente, TNF-a, LT-a, IL-6, IL-1 β, IL-1ra, L-selectin, CD14, e MBL) ou inflamatórios (ACE e receptores de angiotensina II; PLA2 secretória; fatores hemostáticos). Contrariando estudos que inicialmente sugeriram associação positiva entre polimorfismos específicos e risco aumentado de sepse, a evidência acumulada não confirmou, para qualquer deles, valor preditivo que justifique genotipagem sistemática para orientar antibioticoterapia.

CONCLUSÕES:

A previsão da sepse por meio de genotipagem sistemática precisa ser reavaliada, com base em estudos que demonstram o impacto funcional de polimorfismos gênicos e as diferenças epidemiológicas entre populações etnicamente distintas.

Neonatologia; Sepse; Citocinas; Predisposição genética para doença; Polimorfismo genético


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br