Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre saúde mental e bem-estar espiritual em pacientes de hemodiálise: um estudo correlacional

CONTEXTO E OBJETIVO:

O estresse de viver com uma doença terminal tem impacto negativo sobre a saúde mental de pacientes em hemodiálise. A espiritualidade é um mecanismo de enfrentamento em potencial para experiências estressantes. Estudos sobre a relação entre espiritualidade e saúde mental de pacientes em hemodiálise são escassos. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre saúde mental e bem-estar espiritual dos pacientes em hemodiálise.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo observacional e transversal de pacientes em tratamento de hemodiálise de centro único no Brasil, no período de janeiro a dezembro de 2011.

MÉTODOS:

A saúde mental foi avaliada pelo Questionário Geral de Saúde e o bem-estar espiritual foi avaliado usando a Escala de Bem-Estar Espiritual. Participaram do estudo 150 pacientes em hemodiálise.

RESULTADOS:

Foi encontrada correlação significante entre a saúde mental e o bem-estar espiritual (P = 0,001). Bem-estar espiritual foi o mais forte preditor de saúde mental, sofrimento psíquico, distúrbios do sono e queixas psicossomáticas.

CONCLUSÃO:

A saúde mental deficiente associou-se com menor bem-estar espiritual. Isso tem implicações importantes para a prestação de cuidados paliativos para pacientes em hemodiálise.

Espiritualidade; Saúde mental; Religião; Falência renal crônica; Diálise


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br