Acessibilidade / Reportar erro

Identificando o risco de acidente vascular cerebral e melhorando desfechos em pacientes com fibrilação atrial na América Latina

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

Examinar os fatores de risco para acidente vascular cerebral (derrame), incluindo fibrilação atrial, manejo e prevenção, e desfechos do derrame na América Latina.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Revisão narrativa da literatura, realizada no Instituto do Coração Piedmont, Estados Unidos.

MÉTODOS:

Os termos "derrame" E "América Latina" E epidemiologia (entre janeiro de 2009 e março de 2015) foram buscados nas bases de dados PubMed, Embase e Cochrane. Estudos adicionais nas bases de SciELO, Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde foram utilizados para discutir pontos específicos.

RESULTADOS:

Os países classificados como de baixa ou média renda pelo Banco Mundial, que incluem a maior parte da América Latina, representam dois terços de todos os derrames. Mundialmente, menos da metade dos pacientes (nível de tratamento mediano: 43,9%) com fibrilação atrial recebe anticoagulação adequada para reduzir o risco de derrame, o que correlaciona com os dados da América Latina, onde 46% dos pacientes ambulatoriais não receberam anticoagulação conforme as diretrizes, variando de 41,8% no Brasil a 54,8% na Colômbia.

CONCLUSÕES:

Derrames associados à fibrilação atrial impõem um ônus significativo. Anticoagulantes orais antagônicos sem vitamina K oferecem opções de redução do risco de derrames associados a fibrilação atrial. No entanto, comparações do custo-benefício com varfarina são justificáveis antes da aplicação clínica de resultados dos estudos observacionais relativos à economia da saúde. Iniciativas para solucionar diferenças e melhorar o acesso aos cuidados médicos na América Latina devem acompanhar a modificação dos fatores de risco e a prevenção baseada em orientações.

PALAVRAS-CHAVE:
Acidente vascular cerebral; Fibrilação atrial; Anticoagulantes; Varfarina; Fatores de risco

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br