Acessibilidade / Reportar erro

INTERNAÇÕES POR DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO, SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

RESUMO

Objetivo:

descrever as internações por doenças crônicas não transmissíveis, sensíveis à Atenção Primária à Saúde, no Estado do Paraná, no período de 2000 a 2011.

Método:

estudo epidemiológico, do tipo ecológico. Após análise descritiva dos dados, foram elaborados indicadores de internações para descrever os achados da pesquisa.

Resultados:

os esforços para implantação e ampliação da Atenção Primária à Saúde no Paraná, na última década, têm refletido na redução da proporção das internações por causas sensíveis à atenção primária e no número médio de internações por doenças crônicas não transmissíveis. Porém, a razão de internações sofreu um crescimento.

Conclusão:

determinadas causas de internações como a hipertensão e diabetes mellitus devem ser olhadas especificamente na Atenção Primária à Saúde, a fim de minimizar ainda mais as internações por doenças cerebrovasculares e insuficiência cardíaca congestiva, que se mantiveram elevadas.

DESCRITORES:
Hospitalização; Estatísticas hospitalares; Sistema de informação hospitalar; Atenção primária à saúde; Doença crônica

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br