Acessibilidade / Reportar erro

O CUIDADO À PESSOA QUE VIVE COM HIV/AIDS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

RESUMO

Objetivo:

compreender o processo de cuidado à pessoa com HIV/aids na Atenção Primária à Saúde de uma capital do sul do Brasil.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada nos Centros de Saúde desta cidade, no período de março a agosto de 2015. Participaram 16 enfermeiros através da realização de entrevistas semiestruturadas, que foram organizadas e codificadas com o auxílio do software QSR Nvivo®, versão 10. Após, procedeu-se a análise dos dados por meio da análise comparativa.

Resultados:

os resultados foram descritos em duas categorias: “O encontro intersubjetivo frente à vulnerabilidade pelo HIV/aids”, e, “Acolhendo necessidades e formulando ações frente à realidade”. Através destas categorias se evidenciaram as potencialidades e fragilidades, como: acolhimento, longitudinalidade do cuidado, busca ativa, visita domiciliar, vínculo e, em contrapartida, falta de um fluxo formal de atendimento às pessoas que vivem com HIV/aids, inexistência de uma linha de cuidado em HIV/aids e atenção médico/centrada.

Conclusão:

verificou-se a necessidade de implantar o manejo do HIV/aids na Atenção Primária, bem como superar as fragilidades nessa atenção com o auxílio da implementação de um fluxo de atendimento formal, firmando processos gerenciais e educação permanente dos profissionais. Logo, ampliando e qualificando a atenção em HIV/aids, com importantes contribuições do enfermeiro na perspectiva da integralidade do cuidado no processo de viver com HIV/aids.

DESCRITORES:
Síndrome de imunodeficiência adquirida; Atenção primária à saúde; Assistência de enfermagem; Integralidade em saúde; Humanização da assistência

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br