Acessibilidade / Reportar erro

EMPODERAMENTO DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL NO SUL DO CHILE

RESUMO

Objetivo:

identificar o nível de empoderamento dos enfermeiros de um hospital no sul do Chile e verificar as possíveis associações com variáveis de caracterização pessoal e profissional.

Método:

estudo transversal e descriptivo com uma amostra de 117 enfermeiros de um hospital no sul do Chile. A coleta de dados foi realizada em 2018 usando um formulário de caracterização pessoal e profissional e a versão em espanhol do Conditions of Work Effectiveness Questionnaire II. Os dados foram analisados usando estatísticas descritivas e inferenciais.

Resultados:

as médias dos fatores da escala de empoderamento foram: Oportunidade (4,11±0,82); Informação (3,81±0,90); Suporte (3,81±0,86) e Recursos (3,13±0,97). Diferenças statisticamente significativas foram encontradas entre empoderamento e maior experiência professional, trabalhar no Bloco Médico Cirúrgico, ter de 3 a 10 pacientes sob responsabilidade, satisfação com o trabalho e intenção de abandonar o emprego.

Conclusão:

os enfermeiros têm uma percepção positiva de empoderamento em seus papéis, especialmente com relação à oportunidade de realizar tarefas que contribuem para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades no trabalho.

DESCRITORES:
Enfermagem; Ambiente de trabalho; Supervisão de enfermagem; Pesquisa em administração de enfermagem; Hospitais públicos; Poder psicológico

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br