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UM CHAMADO À KNOWLEDGE TRANSLATION NA PESQUISA EM ENFERMAGEM

Apesar do reconhecimento universal de que as práticas e políticas de saúde devem ser informadas pelas melhores evidências disponíveis, há lacunas generalizadas na criação e mobilização oportuna de conhecimento, que contribuem para os fracos resultados em saúde. Essas lacunas emergem do fracasso em produzir evidências que respondam aos problemas do ‘mundo real’, além dos longos atrasos na sua incorporação.11. Doane GH, Reimer-Kirkham S, Antifeau E, Stajduha K. (Re)theorizing Integrated knowledge translation: a heuristic for knowledge-as-action. Adv Nurs Sci [Internet]. 2015 [cited 2019 Aug 30]; 38(3):175-86. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26244475
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Como resultado dessas lacunas do saber-fazer’, os pesquisadores de enfermagem estão se afastando da forma tradicional de criação de conhecimento em pesquisa e transferindo-se para modos de pesquisar mais contextuais e colaborativos.

Knowledge Translation (KT) é cada vez mais reconhecida como uma maneira prática e eficaz de melhorar o uso de evidências nas práticas e políticas de saúde.22. Bjørk IT, Lomborg K, Nielsen CM, Brynildsen G, Frederiksen A-MS, Larsen K, et al. From theoretical model to practical use: an example of knowledge translation. J Adv Nurs [Internet]. 2013 Oct [cited 2019 Jul 30]; 69(10):2336-47. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/jan.12091 O Instituto Canadense de Pesquisa em Saúde define KT como “um processo dinâmico e iterativo que inclui síntese, disseminação, intercâmbio e aplicação eticamente adequada do conhecimento para melhorar a saúde, fornecer serviços e produtos de saúde mais eficazes e fortalecer o sistema de saúde”.33. Canadian Institutes of Health Research. More about knowledge translation at CIHR: knowledge translation definition [Internet]. 2016 [cited 2019 Aug 01]. Available from: http://www.cihr-irsc.gc.ca/e/29418.html#7 .
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Desde 2013, no Brasil, a Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), uma iniciativa global da OMS, tem apoiado a tomada de decisões informadas por evidências na política de saúde.44. EVIPNet Brasil. Rede de Políticas Informadas por Evidências [Internet]. [cited 2019 Jul 30]. Available from: http://brasil.evipnet.org/
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Produziram-se 14 sínteses de evidências e oito diálogos deliberativos para a síntese do conhecimento. Com sua ênfase na construção de entendimento mútuo e na alavancagem de relacionamentos para fortalecer o uso de evidências na prática e na política, este é um exemplo de uma estratégia de Integrated Knowledge Translation (IKT).

A prática de enfermagem baseia-se na teoria relacional e do cuidado.11. Doane GH, Reimer-Kirkham S, Antifeau E, Stajduha K. (Re)theorizing Integrated knowledge translation: a heuristic for knowledge-as-action. Adv Nurs Sci [Internet]. 2015 [cited 2019 Aug 30]; 38(3):175-86. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26244475
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Essas teorias orientam os enfermeiros a atender profundamente à compreensão e à resposta às necessidades e aos objetivos daqueles com quem trabalhamos. Como enfermeiros pesquisadores, essas teorias relacionais e de cuidado se estendem à maneira como pesquisamos, guiando-nos para abordagens nas quais pesquisadores e usuários da pesquisa co-produzem conhecimento sobre algo definido como significativo. Dados os fundamentos relacionais compartilhados entre a enfermagem e IKT, os enfermeiros estão bem posicionados para contribuir para o avanço da ciência e da prática nesse campo.

IKT é uma abordagem colaborativa para pesquisar que exige que os pesquisadores trabalhem coletivamente com usuários do conhecimento, tais como tomadores de decisão, profissionais de saúde, pacientes e formuladores de políticas. Ela posiciona a pesquisa e os pesquisadores como receptivos e atenciosos, com foco no trabalho conjunto para identificar prioridades de pesquisa e questões de pesquisa, desenvolver abordagens de pesquisa apropriadas e avançar na aplicação de resultados na prática. É considerado ponto central em IKT, a existência de parcerias eficazes e sustentadas, com o objetivo de abordar preocupações ou problemas mutuamente determinados. IKT requer um diálogo relacional entre pesquisadores e usuários do conhecimento durante todo o processo de pesquisa, produzindo resultados de pesquisa com maior probabilidade de serem diretamente relevantes e usados pelos usuários do conhecimento.55. Gagliardi AR, Berta W, Kothari A, Boyko J, Urquhart R. Integrated knowledge translation (IKT) in health care: a scoping review. Implement Sci [Internet]. 2015 Dec 17 [cited 2019 Aug 30]; 11(1):38. Available from: Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26988000
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A Estrutura/Processo Conhecimento-para-Ação66. Graham ID, Logan J, Harrison MB, Straus SE, Tetroe J, Caswell W, et al. Lost in knowledge translation: time for a map? J Contin Educ Health Prof [Internet]. 2006 Jan [cited 2014 Jul 16]; 26(1):13-24. Available from: Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/165 57505
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descreve um processo de KT com foco no envolvimento dos usuários do conhecimento em todos os componentes da criação de conhecimento, síntese e disseminação do ciclo KT. A colaboração com os usuários do conhecimento inclui o desenvolvimento ou aprimoramento de questões de pesquisa para garantir que as mesmas sejam relevantes para os usuários, a seleção de metodologia, coleta de dados e desenvolvimento de ferramentas, seleção de medidas de resultado, interpretação de descobertas e disseminação de resultados.

Nos últimos anos, houve transições generalizadas na maneira como a pesquisa é projetada, implementada e avaliada. Os enfermeiros assumiram papéis importantes na criação de conhecimento nas áreas de enfermagem e saúde. Ao planejar um novo estudo, é fundamental que o enfermeiro pesquisador considere, prospectivamente, maneiras de realizar sua pesquisa para máxima relevância e aplicabilidade, e, em como os resultados do estudo podem impactar positivamente os cuidados de saúde quando esses resultados são produzidos, disseminados, discutidos e compreendidos coletivamente, pelos usuários do conhecimento.77. Curtis K, Fry M, Shaban RZ, Considine J. Translating research findings to clinical nursing practice. J Clin Nurs [Internet]. 2017 Mar 1 [cited 2019 Jul 30]; 26(5-6):862-72. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/jocn.13586
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Para reduzir a lacuna entre o conhecimento e a prática, nós, pesquisadores enfermeiros, precisamos pensar e fazer as coisas de maneira diferente. IKT nos dá a oportunidade de fazer exatamente isso. Envolver os usuários do conhecimento desde o início ajudará a garantir que problemas críticos sejam identificados e que perguntas de pesquisa responsivas sejam geradas. Além disso, é necessária uma mudança para a pesquisa orientada ao paciente,88. Canadian Institutes of Health Research. Strategy for patient-oriented research - patient engagement framework [Internet]. 2014 [cited 2019 Aug 30]. Available from: http://www.cihr-irsc.gc.ca/e/48413.html
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para envolver pacientes, familiares e cuidadores como parceiros em pesquisas relacionadas à saúde, a fim de abordar melhor as questões identificadas pelo paciente e melhorar ainda mais os resultados para eles.

Existe, também, necessidade de mais evidências para desconstruir e explorar como IKT pode informar e otimizar a pesquisa em enfermagem para obter melhores resultados na prática, política e educação.88. Canadian Institutes of Health Research. Strategy for patient-oriented research - patient engagement framework [Internet]. 2014 [cited 2019 Aug 30]. Available from: http://www.cihr-irsc.gc.ca/e/48413.html
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Isto requer uma exploração sistemática de parcerias para destacar práticas eficazes de IKT.99. Banner D, Bains M, Carroll S, Kandola DK, Rolfe DE, Wong C, et al. Patient and public engagement in integrated knowledge translation research: Are we there yet? Res Involv Engagem [Internet]. 2019 Feb 12 [cited 2019 Sept 9]; 5(1):8. Available from: https://researchinvolvement.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40900-019-0139-1 Em geral, requer ação da parte dos enfermeiros para estudar, empregar e ensinar essas estratégias de IKT para minimizar a lacuna entre o conhecimento e a prática.

REFERENCES

  • 1. Doane GH, Reimer-Kirkham S, Antifeau E, Stajduha K. (Re)theorizing Integrated knowledge translation: a heuristic for knowledge-as-action. Adv Nurs Sci [Internet]. 2015 [cited 2019 Aug 30]; 38(3):175-86. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26244475
    » http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26244475
  • 2. Bjørk IT, Lomborg K, Nielsen CM, Brynildsen G, Frederiksen A-MS, Larsen K, et al. From theoretical model to practical use: an example of knowledge translation. J Adv Nurs [Internet]. 2013 Oct [cited 2019 Jul 30]; 69(10):2336-47. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/jan.12091
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  • 5. Gagliardi AR, Berta W, Kothari A, Boyko J, Urquhart R. Integrated knowledge translation (IKT) in health care: a scoping review. Implement Sci [Internet]. 2015 Dec 17 [cited 2019 Aug 30]; 11(1):38. Available from: Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26988000
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  • 6. Graham ID, Logan J, Harrison MB, Straus SE, Tetroe J, Caswell W, et al. Lost in knowledge translation: time for a map? J Contin Educ Health Prof [Internet]. 2006 Jan [cited 2014 Jul 16]; 26(1):13-24. Available from: Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/165 57505
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  • 7. Curtis K, Fry M, Shaban RZ, Considine J. Translating research findings to clinical nursing practice. J Clin Nurs [Internet]. 2017 Mar 1 [cited 2019 Jul 30]; 26(5-6):862-72. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/jocn.13586
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  • 8. Canadian Institutes of Health Research. Strategy for patient-oriented research - patient engagement framework [Internet]. 2014 [cited 2019 Aug 30]. Available from: http://www.cihr-irsc.gc.ca/e/48413.html
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  • 9. Banner D, Bains M, Carroll S, Kandola DK, Rolfe DE, Wong C, et al. Patient and public engagement in integrated knowledge translation research: Are we there yet? Res Involv Engagem [Internet]. 2019 Feb 12 [cited 2019 Sept 9]; 5(1):8. Available from: https://researchinvolvement.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40900-019-0139-1

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2019
  • Data do Fascículo
    2019
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