Acessibilidade / Reportar erro

HIGIENE DAS MÃOS E PREVENÇÃO DA INFLUENZA: CONHECIMENTO DE DISCENTES DA ÁREA DA SAÚDE

HIGIENE DE LAS MANOS Y PREVENCIÓN DE LA INFLUENZA: CONOCIMIENTO DE LOS DISCENTES DEL ÁREA DE LA SALUD

RESUMO

Objetivo:

descrever e analisar o conhecimento de discentes da área da saúde sobre higiene das mãos e a prevenção e transmissão do vírus influenza.

Método:

estudo transversal conduzido em discentes de dois campus de formação na área da saúde do Instituto Federal de Goiás, realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. Foram atribuídos escores para avaliação do nível de conhecimento em relação a higiene das mãos (componente 1), prevenção e transmissão do vírus influenza (componente 2) e ambos os componentes (componente global).

Resultados:

participaram da pesquisa 262 discentes. Foi encontrado maior percentual de erro nos questionamentos envolvendo transmissão do vírus influenza, compartilhamento de objetos de uso pessoal e manutenção de ambientes ventilados. O estudo evidenciou ainda falhas no conhecimento referente à higiene das mãos, momentos preconizados para sua realização, e alguns aspectos da técnica. Os escores médios de conhecimento foram de 83,9% (IC 95%: 82,6 a 85,2), 86,2% (IC 95%: 84,4-87,9) e 82,8% (IC 95%: 81,3-84,2) para os componentes 1, componente 2 e componente global, respectivamente.

Conclusão:

o estudo identificou lacunas no conhecimento dos discentes sobre a higiene das mãos, prevenção e transmissão do vírus influenza, apontando para a importância da abordagem dos conteúdos na prática de ensino e formação de futuros profissionais de saúde.

DESCRITORES:
Influenza humana; Higiene das mãos; Conhecimento; Estudantes; Educação profissionalizante

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br