Acessibilidade / Reportar erro

FATORES DETERMINANTES NA TRANSIÇÃO SITUACIONAL DE FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSON

RESUMO

Objetivo:

investigar os fatores facilitadores e inibidores na transição situacional de familiares cuidadores de idosos com doença de Parkinson.

Método:

estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com base na teoria de enfermagem de transição familiar desenvolvido com 20 familiares cuidadores de idosos com doença de Parkinson, cadastrados na Associação Parkinson de Santa Catarina, entre os meses de março a agosto de 2015. Para analisar e interpretar os dados, utilizou-se a análise temática de conteúdo proposta por Bardin, com auxílio do software ATLAS.ti para organização dos dados.

Resultados:

alguns fatores foram identificados e considerados como facilitadores para o processo de transição do familiar para o exercício do papel de cuidador, tais como: experiências anteriores como cuidador; espiritualidade e religiosidade; rede de apoio familiar e dos serviços de saúde. Outros fatores foram identificados como condicionantes inibidores para transição: condições de saúde emocional e física; idade avançada; atividades/compromissos da vida pessoal; sobrecarga financeira familiar; e suporte familiar insuficiente. Observou-se que a maioria dos cuidadores familiares refere ter tido experiência prévia em cuidar, possuir idade avançada, e ser portador de habilidades para cuidar do idoso com a doença. No entanto, considera sua condição de saúde emocional e física insuficiente, tendo como consequência a sobrecarga. A falta de acesso aos serviços de saúde e apoio familiar e financeiro dificultam a prestação do cuidado.

Conclusão:

os enfermeiros devem buscar estratégias para direcionar a atenção aos fatores facilitadores no contexto familiar objetivando auxiliar os familiares a alcançarem o bem-estar e a transição saudável para o papel de cuidador.

DESCRITORES:
Doença de Parkinson; Saúde do idoso; Família; Cuidadores; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br