Acessibilidade / Reportar erro

USO DE FONTES FÍLMICAS EM PESQUISAS SÓCIO HISTÓRICAS DA ÁREA DA SAÚDE1 1 Estudo derivado do projeto de pesquisa - História e memória da enfermagem em situações de guerras, revoluções, conflitos civis e desastres: criação, difusão e usos historiográficos de fontes fílmicas, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Chamada Universal - MCTI/CNPq nº 14/2013).

USO DE FUENTES FÍLMICAS EN INVESTIGACIONES SOCIO-HISTÓRICAS DEL ÁREA DE LA SALUD

RESUMO

Objetivo:

refletir acerca das perspectivas metodológicas para o desenvolvimento de análise fílmica em pesquisas sócio históricas na área da saúde.

Método:

análise crítico-reflexiva organizada em três seções, que foi fundamentada a partir de textos de pesquisadores reconhecidos nas áreas de cinema, história, sociologia e semiótica. O estudo aborda criticamente as principais características, desafios e potencialidades inerentes aos usos de fontes fílmicas.

Resultados:

foram indicados elementos para a composição de matrizes para tratamento metodológico das fontes fílmicas, considerando aspectos relacionados à descrição, decomposição, crítica e análise histórico-sociológica, conteudística e discursal.

Conclusão:

no processo contemporâneo de audiovisualização do mundo social, aponta-se a análise fílmica como método potencial para a abordagem de problemáticas inerentes ao campo da saúde e aos fenômenos do cuidado em seus processos evolucionários, históricos e culturais.

DESCRITORES:
Pesquisa; Metodologia; Saúde; Sociologia; História; História da enfermagem; Cinema como assunto; Documentários cinematográficos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br